História da SolidWorks

Já que muitas pessoas procuram no Google a história da SolidWorks e acabam caindo na minha página, vou dar uma ajuda a vocês… Aqui segue um breve histórico dessa companhia desenvolvedora de sistemas Cad para manufatura.

História

Antes do SolidWorks, a indústria procurava loucamente por um software que unisse o modelamento tridimensional baseado em Sólidos com um programa fácil de uso. O SolidWorks foi ao encontro a essa necessidade.

Tudo isso começou em 1993, quando o fundador da SolidWorks, Jon Hirstick, recrutou um time de engenheiros para construir uma companhia desenvolvedora de um Software CAD 3D fácil de usar. Desde que essa equipe começou a trabalhar e fornecer uma tecnologia de CAD 3D, que fornece intuitividade aos usuários, ferramentas de alta performance surgiram para desenvolvimento de melhores produtos.

Eles fizeram isso desenvolvendo o primeiro Cad 3D que seria executado na plataforma intuitiva do Windows, não necessitando de um Hardware e Software cara para a sua utilização e não custava uma fortuna.

EM 1995, a primeira versão do SolidWorks® estava lançada no mercado. Em dois meses, ele já estava ganhando muitos elogios por estabelecer um novo benchmark por ser fácil de ser usando. Como as vendas começaram a surgir, Hirstick contratou um engenheiro mecânico com uma longa experiência industrial, John McEleney, para gerenciar as operações da companhia no mercado asiático em 1996. McEleney estabeleceu a SolidWorks na Ásia e encabeçou o Solution Partner Program, que veio a incluir mais de 700 participantes em sua rede mundial.

A companhia teve um crescimento rápido em sua base de clientes e as contínuas inovações do produto, estabeleceu rapidamente a SolidWorks como um competidor forte no mercado de CAD. O Mercado noticiou, e a gigante no desenvolvimento de Softwares PLM, Dassault Systèmes S.A. (Nasdaq: DASTY, Euronext Paris: #13065, DSY.PA) comprou a SolidWorks por $310 million em junho de 1997.

A Fórmula da Dassault Systèmes’ (DS) para que o SolidWorks’continuasse o sucesso era manter a estratégia elaborada na fundação da companhia. Como CEO de 2001 até junho de 2007, McEleney manteve a companhia e seus produtos em um caminho meteórico. A SolidWorks foi a companhia que teve o crescimento mais rápido dentro da Família Dassault, tendo crescido de dois pontos percentuais no faturamento de renovação da DS no momento da aquisição para mais de vinte porcento nos dias de hoje.

O CEO atual, Jeff Ray, entrou na empresa em 2003 como COO para auxiliar a expansão de vendas, distribuição e infra-estrutura de marketing. Em quatro anos, Ray viu as vendas de licenças mundiais sempre altas, os produtos se tornares cada ves mais inteligentes e permitondo os usuários a antingirem os limites dos projetos tradicionais.