Macro de criação de vistas isométricas

image Senhores,

Estava eu a pensar no post de hoje e eu achei que tudo estava meio repetitivo. Pensei… Pensei… Nada veio a minha cabeça com facilidade. Queria algo legal após a minha entrevista com meu amigo arivelto fialho.

Bem, achei uma macro legal na internet no site do Lorono, uma macro que cria várias vistas isométricas para o SolidWorks. Por Default, existe apenas uma vista que é acionada pelo atalho de teclado Ctrl+7 mas algumas pessoas já me pediram isométricas dos outros quadrandes e isso não era uma coisa muito fácil de ser obtida.

Segue aqui um link do site que possui as macros…. Mas não recomendo que as usem sem uma recomendação prévia de um usuário experiente de SolidWorks.

Clique aqui para acessares o link.

Mas para a utilização da macro, veremos como procederemos… Clique abaixo para o Download da macro.

Observem que a Macro foi desenvolvida para o SolidWorks 2007 mas eu testei ela para a versão 2009 e funcionou normalmente.

Como funciona essa macro?

  • Execute o download do arquivo
  • Extraia o arquivo
  • Observe que no arquivo Extraído existiam três arquivos (SWP, TXT e BAS)
  • Abra um modelo no SolidWorks (peça ou montagem)
  • Acesse o seguinte menu Ferramentas—> Macros –> Executar
  • Procure o arquivo IsoViews.swp e clique em abrir

image Observe que após a execução da macro, serão criadas vistas nomeadas que poderemos utilizá-las nas paletas de vista no ambiente de desenho. Na dúvida, preciose a tecla espaço do teclado para verificares o acesso as vistas.

Basta utilizarmos um duplo clique na vista desejada para verificarmos a mudança efetuada.

Cuidado, Essa rotina deverá ser feita preferencialmente antes de criarmos um arquivo de desenho para evitarmos surpresas desagradáveis, Eu não tive como testar a fundo o funcionamento da macro.

Me coloco a disposição de todos…

Peçam os posts que farei na medida do possível.

Sds,
Kastner