Desenhos Desanexados – Salvar Como

Senhores, como o assunto do momento são os arquivos de desenho mesmo, vou dar prosseguimento e auxiliar o pessoal que necessita de alguma solução para desempenho em desenhos de grandes montagens. Eu não considero a melhor solução para ser utilizada mas é o quebra-galho mais eficiente.

Desenhos desanexados são projetados para que seja possível abrir e trabalhar com arquivos de desenho sem que os arquivos do modelo estejam carregados na memória ou até mesmo presentes.

Para criar um desenho desanexado:

  1. Clique em Salvar na barra de ferramentas Padrão ou clique em Arquivo, Salvar como (para um desenho salvo anteriormente).

  2. Na caixa de diálogo Salvar como, selecione Desenho desanexado (*.slddrw) para Salvar como tipo.

  3. Especifique o nome do arquivo, em seguida clique em Salvar

image

Algumas observações sobre esse tipo de desenho

Vantagens dos desenhos desanexados

Você pode enviar desenhos desanexados a outros usuários do SolidWorks sem enviar os arquivos de modelo. Você também tem mais controle sobre a atualização do desenho com o modelo. Os membros da equipe do projeto podem trabalhar independentemente no desenho, adicionando detalhes e anotações, enquanto outros membros editam o modelo. Quando o desenho e o modelo são sincronizados, todos os detalhes e dimensões adicionados ao desenho são atualizados com qualquer alteração geométrica ou topológica no modelo.

Desempenho

O tempo necessário para abrir um desenho no formato desanexado é significativamente reduzido porque os arquivos do modelo não são carregados. Como os dados do modelo não são carregados na memória, mais memória fica disponível para processar os dados do desenho, o que tem implicações de desempenho significativas em desenhos de grandes montagens. Você tem controle sobre quando carregar o modelo, pois o tempo de carregamento e atualização com o desenho pode ser longo.

Tamanho de arquivo

O formato desanexado requer o armazenamento de mais dados de arestas e menos dados de superfícies. Portanto, alguns arquivos ficam maiores quando convertidos em Desanexados, enquanto outros ficam menores. Em geral, se os desenhos têm vistas de seção, o tamanho do arquivo deve diminuir. Se os desenhos não têm vistas de seção, o tamanho do arquivo pode aumentar. O tamanho do arquivo está diretamente relacionado ao número de arestas visíveis no desenho. Por exemplo, se as peças possuem padrões de recursos com muitas instâncias, é mais provável que o tamanho do arquivo aumente quando convertido para o formato desanexado.

Atualização de vistas

Algumas alterações, como mudanças em uma linha de seção, círculo de detalhe, escala ou ângulo de projeção, exigem uma atualização da vista. Quando uma vista de desenho requer atualização, ela é exibida com um padrão hachurado

Senhores, esse método de carregamento de arquivos é um dos melhores na abertura do arquivo mas ineficiente no recarregamento das informações e vistas desatualizadas pois isso demanda muita memória RAM e tempo de processamento. Essa técnica deixou de ser a melhor com a incorporação da funcionalidade de peso leve nos arquivos de desenho no SolidWorks 2006.Com a chegada do Speedpak no SolidWorks 2009 passamos a contar com um outro método de aceleração de desenhos complexos.

Sds,
Kastner