Entendendo o SolidWorks analisando o Windows Vista

WinVistaLogo01 Quando eu começo um treinamento de SolidWorks nível I, geralmente pergunto se alguém já usou ou ao menos já viu o Windows Vista. Geralmente o feedback da turma chega a ser frustrante. Eu fui utilizar o Vista somente no final do ano passado quando pedi ao meu colega para criar duas partições no meu computador, uma com Windows XP x64 e outra com Windows Vista X32. Aos poucos após ter ativado a interface aerial, eu comecei analisar o SolidWorks sob um novo olhar.

Vou mostrar abaixo algumas funcionalidades do Vista e como isso influenciou o SolidWorks. Cliquem nas imagens para que possam visualizar as mesmas ampliadas.

Filtros no menu Iniciar

image

Ao Utilizamos o menu iniciar do Windows Vista, poderemos digitar uma prévia do nome do programa ou uma parte dele. Nessa imagem eu procurei o Windows live Writer e para evitar “sair a caça” dele eu apenas digitei Writer no filtro. O Windows por sua conta conseguiu eliminar os elementos que não tinham nada a ver com a palavra Writer. Se observarmos isso mais a fundo, lembraremos que pode ser extremamente útil quando nossos computadores estiverem com muitos programas instalados. Novamente isso acabou nos poupando um tempo preciosíssimo.

Filtro do SolidWorks

image No SolidWorks 2008 foi inserido um filtro no Feature manager. Ele em muito se assemelha com o filtro do menu iniciar. Em um arquivo de montagem com milhares de componentes poderemos selecionar apenas componentes que possuam apenas uma determinada característica em seu nome ou em uma propriedade. Eu costumo fazer a busca por parafusos… Apenas digito paraf no filtro e eles são isolados no modelo e no FeatureManager. Em peças eu isolo as extrusões.

Miniaturas dos programas

image Aqui segue uma miniatura do meu Internet Explorer. Digamos que estou com muitos programas em execução e maximizados… Não é uma coisa legal sair clicando feito um louco em todas as janelas até achar o programa que eu realmente quero abrir. No Windows Vista, basta apenas aproximar da representação do programa na barra de tarefas que nos é exibida a miniatura correta do programa. Isso serve pra ajudar… Não é uma função que nos trará 100% de acertos na maximização de telas ou abertura de programas mas ajuda muito.

Miniatura das folhas de um desenho

image

Eu não acho uma prática muito adequada a criação de desenhos com múltiplas folhas mas como existe vou comentar. Imagine a seguinte situação, estamos com um desenho com muitas folhas exibidas mas não sabemos em qual folha uma determinada peça está. Com as miniaturas da folha, poderemos descobrir isso passando o mouse sobre a indicação do nome da folha. Essas miniaturas foram inseridas no SolidWorks 2009.

Aerial

image

A interface aerial é a funcionalidade mais conhecida do Windows Vista mas pra mim é uma das mais bobinhas. Ela pra mim só é útil quando eu estou afim de me aparecer pra alguém… he he he. Honestidade acima de tudo. Brincadeirinha… Mas isso é muito legal para mostrarmos todos os programas abertos no Windows e selecionarmos com quem realmente estamos afim de trabalhar.

SolidWorks Explorer

image

Aqui segue a interface do SolidWorks Explorer… Quando estamos navegando em um diretório ou em na localização de referências o SolidWorks nos exibe as Thumbnails dos arquivos como se estivesse em uma interface aerial. E a navegação entre os arquivos ocorre pelas teclas direcionais do teclado.

Agora durante a finalização do post me veio alguns cuidados que eu tenho que tomar ao concluir a postagem.

  1. Eu não sei configurar o Windows pra ativar a interface aerial que é necessária para 2 dos 3 tópicos do Vista
  2. Não é necessário Windows Vista para que o SolidWorks utilize as funcionalidades que eu descrevi nesse post.

Sds,
Kastner