Gerenciador de Instalações – Parte 3 – Superando o Medo

medo-100308

Estava pensando em algumas coisas e quando eu pensei em escrever sobre essa parte do gerenciador de instalações me veio na cabeça uma coisa da qual eu tenho muito medo.

Tem pessoas que tem medo de andar de elevador, avião, escuro, caminhar na rua a noite, papai noel… Tem tudo quanto é coisa… Eu sou um que tenho pavor de download interrompido. Ano passado quando estive por quase dois meses seguidos no estado de Minas Gerais, participei do beta do Solidworks 2009. O pior de tudo foi contar com a péssima conexão da internet do hotel. Como eu não queria abrir mão do gerenciador de instalações, comi o pão que o diabo amassou.

Observação: Leiam até o final que vale a pena

Bem quando o gerenciador de instalação fica encarregado do download dos arquivos, ele carrega tudo que tem a ver com o SolidWorks. Vou até colocar uma imagem da página de downloads manuais do Customer Portal.

image

O mais tosco do Gerenciador de instalações é que ele não conseguia, por exemplo, pausar o download do SolidWorks (1471.92 MB) e retomar exatamente onde ele parou. Sempre que interrompermos o download de um desses pacotes listados na imagem acima, o download dele era recomeçado. Coitado de quem usa essas conexões de telefonia celular mas vamos continuar o post.

Supondo que o meu gerenciador de instalações tivesse que fazer o Download desses itens seguindo essa ordem:

  • Solidworks Language Pack PTB
  • SolidWorks Motion
  • SolidWorks

Caso o Download do SolidWorks for interrompido, o que ele baixou antes ficou intacto. Isso eu conseguia achar parcialmente bom no gerenciador de instalações. Quando eu estudava as novidades do SolidWorks 2009 para a prova de certificação de suporte técnico, achei um item que tinha muito potencial para auxiliar os usuários, o download manual de arquivos.

Primeiramente, vou mostrar como eu uso o gerenciador de instalações. Antes de começar a instalação do SolidWorks, eu seleciono a opção para o download manual dos arquivos

image

Bem, após isso é ser feliz e ir avançando a instalação. Quando chegar na hora do download, selecione a opção em que poderemos fazer o Download manual dos arquivos. Se observarem surgirá uma opção para clicarmos, irá abrir o Navegador padrão. Com ele poderemos fazer o download dos arquivos com um acelerador de downloads conforme desejarmos.

image

Confesso que eu já consegui acelerar o Download com o Download Accelerator Plus mas tive problemas com o Star Downloader. O que eu recomendo é que façam testes e vejam o que se torna mais adequado para vocês. O importante é testarmos se conseguimos parar o download e retomarmos ele depois. Quando terminarem o download, poderemos dar início a instalação do nosso software.

Outra coisa que eu gostaria de dizer, a série sobre o gerenciador de instalação surgiu porque poucos sabem sincronizar ele com gerenciadores de Download.

Sds,
Kastner