SolidWorks Toolbox – Resolvendo problemas

toolbox

Caros,

To cansado!!! Realmente estou cansado!!!

Todo mundo já ouviu falar do SolidWorks Toolbox, a biblioteca de fastners do SolidWorks mas poucos realmente sabem como instalar e configurar ele. Não basta usar ele e pensar que estamos com o corpo fechado e nada nos irá acontecer… Se pensarmos isso, muita coisa de ruim poderá nos acontecer.

Muitos sabem que eu já trabalhei com Autodesk Inventor por alguns anos quando a SKA era revenda desse produto. Apenas estou escrevendo isso pois sei que esse problema é recorrente a vários softwares do mercado.

O Toolbox, é uma biblioteca que automatiza a inserção de componentes de fixação como porcas, parafusos e arruelas. Uma vez que essa biblioteca está associada a uma peça de exemplo e um banco de dados, todos os componentes gerados são armazenados em um banco de dados que ele está criando sozinho.

Eu ainda não escrevi nada sobre o Toolbox mas estou cansado de chegar em muitos clientes e simplesmente ouvir que ele não funciona.

  • Em primeiro lugar, em uma empresa que usa esse recurso do SolidWorks, escolha um local de armazenamento desse suplemento e que seja preferencialmente na rede.
  • Sempre faça backup desse diretório
  • Instale os computadores de todos os usuários já prevendo esse diretório em rede.
  • Procure as informações de instalação desse diretório assim como a sua manutenção
  • Mesmo que um técnico de revenda faça os procedimentos por sua empresa vale a pena questionar ele para evitarmos problemas.
  • Todos os computadores de sua equipe deverão instalar a mesma versão e service pack. A cada instalação esse diretório deverá ser atualizado.

Tipo, muitos aplicativos demandam a configuração de sua biblioteca. O que os difere é encontrar alguém que possa te ajudar a configurar ele. Em mais de um aplicativo eu vi alguns problemas do tipo.

  • Formatar a máquina do projetista e as montagens com bibliotecas pararam de funcionar.
  • A Biblioteca de um usuário funcionar e dos demais não.
  • Erros de banco de dados na inicialização da biblioteca.
  • Os usuários não conseguem abrir montagens diferentes mas contendo elementos de fixação comuns entre elas.

Todos os problemas são corrigíveis se tivermos alguns cuidados e citados acima e um acompanhamento de aplicação e suporte técnico de uma revenda de valor agregado. Lembro que eu sempre disse que o SolidWorks não é um aplicativo de instalação e configuração simples.

Clique no link abaixo para conferirem o post.

Bem, me coloco a disposição para eventuais esclarecimentos mas digo que se o toolbox não estiver funcionando é porque alguém deixou a instalação pela metade ou faltou alguma assistência.

Sds,
Kastner