Hardware SolidWorks – Máquinas Homologadas

image Senhores,

Estou afim de escrever hoje… Afim de falar sobre hardware para SolidWorks. Qual o melhor hardware? Qual o melhor computador? Quem me trará a melhor performance? A resposta está no quanto de dinheiro que estamos disposto a gastar… Simplesmente isso… A resposta é dinheiro.

Acompanhem o meu raciocínio logo abaixo

Vamos usar o site da Dell como exemplo… Observem que na parte de segmento corporativo há um link para consultar Workstations.

http://www1.la.dell.com/content/products/category.aspx/desktops?c=br&l=pt&s=biz&cs=brbiz1&~ck=mn

image 

Observem que a escolha de computador deverá seguir nas estações de trabalho, conhecida como linha precision.

image

Caso observarem na imagem abaixo, a linha de Workstations da Dell tem pra tudo quanto é gosto… A memória RAM pode variar de 8 a 192 GB de memória RAM instalada. A placa de vídeo também varia muito. Novamente a questão é… Quer pagar quanto?

image

Apenas pra explicar, verifiquem que nos detalhes dos computadores a Dell comenta que eles buscam certificar os computadores junto aos desenvolvedores de Software, em nosso caso, a SolidWorks.

image

Observem a imagem abaixo que retirei do site da SolidWorks falando sobre os computadores da Dell comprovando as suas respectivas homologações. Segue logo uma imagem com alguns dos computadores da Dell homologados para a versão 2009.

image 

Se observarem a imagem com as características dos computadores, verifiquem que todos eles ultrapassam os requerimentos de Hardware para SolidWorks, conforme eu citei em um post anterior.

http://www.kastner.com.br/2009/01/requerimentos-do-sistema-solidworks.html

Lembro que já fiz um post sobre placas de vídeos

http://www.kastner.com.br/2009/01/placas-de-vdeo-hardware-solidworks.html

Mas ainda poderemos saber que uma escolha do Hardware não acaba nos permitindo fazer bobagens na utilização do SolidWorks. Lembro que a construção de peças envolve o cálculo dos recursos e no processamento. A mesma peça pode ter tempos de processamento totalmente diferentes dependendo como utilizamos o SolidWorks

image 

Na prática… Se olharmos o Hardware que existe no mercado não existe nada de totalmente caro nos principais fabricantes que são homologados pela SolidWorks (Dell, HP ou Lenovo). O que necessitamos é saber a nossa real necessidade, verificar se estamos utilizando o SolidWorks adequadamente e ver se estamos com um orçamento para um hardware melhor.

Lembro-me de uma situação em que vi um cliente a uns dois anos no estado de Minas Gerais e eles estavam com uma lentidão no processamento das informações das montagens. Eles estavam com uma máquina com muita memória RAM, uma placa de vídeo que era maior que o meu laptop na época e os capacitores das placas do computador eram gigantescos. Mas o problema principal consistia no fato de que o cliente não sabia como utilizar as configurações simplificadas em montagens e não na qualidade do Hardware em uso.

A compra de um computador é como um carro. Quanto mais gastarmos melhor. Isso é simples e direto. Por que eu compraria um Vectra se um Celta me levaria ao mesmo lugar? Porque em algumas situações eu quero um conforto maior… Andar mais rápido e uma resposta mais ágil. Olha que eu nem falei de impressionar a mulherada. Computador não impressiona mulheres mas ajuda a chamar atenção de quem passa e vê a nave com uma montagem completa em SolidWorks.

Bem… Computadores de alto desempenho são bons… O que depende é o quão alto será o desempenho que queremos e quanto iremos gastar.

Informo que estou de férias nos próximos dias e devo escrever esporadicamente devido ao meu descanso. Aliás… Ninguém é de ferro, certo? Acho que isso deverá a normalidade em agosto mas tornem-se seguidores que as postagens serão enviadas assim que escritas.

Sds,
Kastner