Está na hora da aposentadoria

image Senhores,

Recebi um e-mail da SolidWorks sobre as novidade e planos de aposentadorias de softwares e sistemas operacionais nos planos de desenvolvimento. Por mim, a maioria destas notícias já eram esperadas mas não tinham sido noticiadas oficialmente. Como recebi ontem altas horas da noite um e-mail do gerente técnico da SolidWorks que atende a SKA, escrevi o post com a notícia nova.

Aposentadoria do PhotoWorks

Por favor estejam cientes de que o SolidWorks 2010 será a última versão a incluir o PhotoWorks. Nas versões posteriores o PhotoWorks não estará mais disponível e o PhotoView 360 será a solução foto-realística do software SolidWorks.

Isso já era mais que previsto no momento que surgiu o PhotoView 360. As primeiras pistas surgiram no SolidWorks 2008 na medida em que o RealView e o PhotoWorks foram integrados. No SolidWorks 2009, considero que a melhor forma de trabalhar com o PhotoView é integrar o mesmo com o RealView também. Daí… o fluxo de trabalho com o PhotoView 360 e o PhotoWorks poderão ser tratados de forma idêntica sem mudanças bruscas para os usuários. Na prática, acredito que o PhotoView ainda evoluirá mais até a versão 2011 e substituirá o PhotoWorks sem maiores problemas.

Mudança na Disponibilização do SolidWorks Viewer

A partir do SolidWorks 2010, o software SolidWorks Viewer não fará mais parte da instalação do software SolidWorks. Ele continuará disponível como um download separado a partir do website da DS SolidWorks Corp. na área de “Free CAD Tools” em http://www.solidworks.com/sw/support/downloads.htm

Ufa… Ainda bem quanto menor ficar o download da instalação do SolidWorks melhor. Realmente eu conheço poucas pessoas que usam o SolidWorks Viewer pois o eDrawings atende esta demanda perfeitamente. Não me lembro de algum usuário que installou esse aplicativo.

Aposentadoria do Windows XP

Por favor fique ciente – devido ao fato de que a Microsoft oficialmente aposentou o Windows XP em Abril deste ano, o SolidWorks 2010 será a última versão a suportar as versões 32 e 64 bit do Windows XP. O SolidWorks 2011 vai suportar somente o Windows Vista e Windows 7 (versões 32 e 64 bit). O plano de suporte da DS SolidWorks ao sistema operacional apresentado acima será também válido as linhas de produto de Simulação e PDM.

Isso nem me afeta muito. Desde outubro do ano passado estou utilizando sistema operacional Windows Vista e não farei questão de regredir ao XP de forma alguma. O atual sistema operacional da Microsoft se mostrou muito mais rápido no meu Hardware que o software que será aposentado.

Suporte ao Windows 7

Por favor fique ciente – O SolidWorks suportará o novo sistema operacional Windows 7 da Microsoft, como parte da versão 2010 do SolidWorks. Neste momento a data de lançamento do Windows 7 pela Microsoft será em 22 de Outubro. Baseado nesta informação, a versão do SolidWorks 2010 que poderá suportar o sistema operacional Windows 7 será o SW 2010 SP1. Um email com a confirmação desta informação será enviado assim que a data final for confirmada. O plano de suporte da DS SolidWorks ao sistema operacional apresentado acima será também válido as linhas de produto de Simulação e PDM.

Muitas pessoas que tem implicância com o Windows XP poderão respirar aliviados com esta notícia.