PDM – A solução definitiva para controle de documentos

image A implantação de um CAD 3D, como o SolidWorks, muitas vezes traz alguns novos problemas que não eram imaginados antes da sua aquisição. Mas a solução para tais problemas existe.

Imagine um departamento de engenharia com cinco pessoas, sendo uma delas, um supervisor, e os outro quatro, projetistas. A companhia investiu recentemente em um CAD 3D, e toda a equipe está capacitada para tirar o máximo dessa ferramenta.

Entretanto, o supervisor começa a perceber alguns problemas. Como várias pessoas trabalham ao mesmo tempo nos mesmos arquivos, muitas vezes é necessário criar cópias de peças ou mesmo de montagens inteiras em diferentes diretórios. Em pouco tempo, ao se procurar por determinado código de peça, encontram-se várias cópias, muitas delas modificadas e não se sabe qual delas é a correta. Arquivos desaparecem e ninguém sabe quem apagou. Montagens abrem com erros, pois alguém renomeou ou moveu peças e não sabia onde as mesmas estavam sendo usadas.

O supervisor reúne a equipe e explica a todos que devem trabalhar da forma correta, ou seja, devem sempre salvar os arquivos no local correto na rede, e devem evitar movê-los uma vez que foram criados. A equipe entende e promete ser cuidadosa.

Alguns dias depois, porém, o gerente industrial solicita uma reunião com nosso amigo supervisor. O gerente não está muito feliz, já que nos últimos dias, uma quantidade considerável de peças erradas foi fabricada. O encarregado do PCP se defende dizendo que simplesmente usou os desenhos fornecidos pela Engenharia. O supervisor promete verificar o que houve.

De posse do código de uma dessas peças, ele abre o diretório da rede onde estão os arquivos e, após alguns minutos procurando, a encontra. Ela realmente está diferente do que deveria estar. Ele se levanta e pergunta a todos quem mexeu no arquivo. Prontamente, um dos projetistas explica que está fazendo algumas alterações, solicitadas pelo próprio supervisor, porém ele fez uma cópia do arquivo original. A cópia original não é encontrada, logo, é necessário pedir à Informática que restaure um backup da semana anterior para encontrá-lo. A Informática promete enviar o arquivo no dia seguinte.

Alguma semelhança com os problemas da sua equipe?

Saiba que a solução para este tipo de problemas chama-se PDM, ou Product Data Management. Um sistema PDM armazena todos os documentos relacionados aos produtos (sejam eles peças,montagens, desenhos ou qualquer outro tipo de documento como manuais, datasheets, etc) e fornece as funcionalidades necessárias para uma equipe de engenharia criar, modificar, localizar e compartilhar seus documentos durante todo o seu ciclo de vida.

Algumas das características comuns dos sistemas PDM são:

  • Auditoria: qualquer ação feita sobre um documento é registrada, sendo possível saber o respectivo usuário, data e hora.
  • Controle automático de versões: um PDM garante ao usuário que a versão do documento que ele está vendo é a última. Entretanto, pode-se consultar o histórico de versões antigas.
  • Ciclo de vida/controle de revisões: é possível criar um fluxo de trabalho, garantindo que um documento seja devidamente revisado e aprovado pelas pessoas certas antes de sua utilização.
  • Controle de referências/where used: pode-se saber, por exemplo, quais são todas as montagens que utilizam uma peça.
  • Ferramentas para reaproveitamento de projetos: é possível criar um novo projeto a partir de outro sem a necessidade de duplicar todos os documentos.

A SolidWorks oferece duas ferramentas PDM:

  • SolidWorks Workgroup PDM: direcionado para pequenas equipes, que estão adotando pela primeira vez um PDM. Possui funcionalidades básicas e capacidade limitada de armazenamento. Faz parte do pacote do SolidWorks Professional e Premium.
  • SolidWorks Enterprise PDM: possui funcionalidades avançadas e maior capacidade de armazenamento. Por exemplo, com a devida personalização, é possível cadastrar automaticamente a estrutura de um produto que foi criado no SolidWorks no ERP da empresa, poupando tempo à Engenharia.

Uma última mensagem: a implantação do PDM deve ser feita por profissionais experientes, para que todas as configurações sejam feitas da maneira adequada. Só assim, pode-se obter o melhor desempenho e escalabilidade do sistema (ou seja, a capacidade de se adaptar ao seu crescimento). Outra coisa muito importante é o devido treinamento de toda a equipe.

Portanto, mesmo que você já possua o Workgroup PDM (que, como foi dito, está incluído nos pacotes Professional e Premium), fale com a sua revenda e veja como ela pode ajudá-la na implantação. Com certeza, o investimento realizado será recuperado em menos tempo do que você imagina.

Samir Lohmann
Analista de sistemas – Área técnica
SKA Automação de Engenharias