Utilização de 3GB de RAM no Windows XP

Senhores,

Quero compartilhar uma informação com todos que pode ser util para quem tem dificuldade em gerenciar memória RAM em grandes montagens do SolidWorks. Tudo o que escreverei neste POST é para Windows XP SP2.0 ou superior com arquitetura x32.

Porque estou comentando na arquitetura x32?

Bem, existe uma limitação na arquitetura em que os sistemas operacionais conseguem gerenciar apenas 4GB de RAM e nada mais. Destes 4G de RAM, o sistema operacional divide da seguinte forma

  • 2GB para aplicações – Os programas que são executados no Computador
  • 2GB para o sistema operacional – Memória destinada ao sistema operacional e suas rotinas internas.

Quem costuma visualizar o gerenciador de tarefas pode conferir que o Sistema operacional NÃO consome mais que 1GB de RAM e tem situações em que 2GB é pouco para o SolidWorks. Como sair desra enrascada? Existem alguns procedimentos que poderemos adotar para solucionar este problema. Pelo que leio a alguns anos, desde o Windows XP SP2 pode-se solicitar ao sistema operacional para distribuir memória de forma diferenciada.

  • 1GB para sistema operacional
  • 3GB para aplicações

Para isso, nada deverá ser modificado no SolidWorks mas apenas no Sistema operacional. Depois de hoje, chego a conclusão que estas modificações sempre deverão serem efetuadas por um prefissional de TI e nunca por qualquer outro tipo de profissional. Observem que o procedimento é simples mas impacta diretamente na inicialização do sistema operacional.

Em primeiro lugar, clica-se sobre o ícone “Meu Computador” com o botão direito na´área de trabalho e seleciona-se a opção propredadades. Na aba Avançdo da janela de propriedades, seleciona-se o botão configurar dos itens de inicialização e recuperação.

image

Na nova janela, clique sobre o botão “editar” para ativar a edição da inicialização do sistema operacional

image

Com isso, será aberta a janela do Notepad.exe com a linha de inicialização do sistema operacional. Observa-se que a única coisa é inclusão de alguns caracteres de texto no fim da janela. Inserir o seguinte texto:

/3GB

Confira na imagem abaixo:

image

Salvar e fechar o arquivo. Confirmar as alterações nas janelas seguintes

O mais importante é imaginar que não é necessário ter mais de 3GB de RAM instalado mas sim o quanto o sistema vai utilizar. Lembro que o Windows XP após consumir toda a memória RAM disponível começará a endereçar dados temporários via HD.Portanto, poderá ser algo demorado mas mesmo assim deveremos preparar o computador para gerenciar uma grande quantidade de memória nas aplicações.

Esse post de hoje é para compartilhar um problema que tive na manhã de hoje. Estava em um cliente e no momento da instalação do SolidWorks eu decidi modificar o Boot.oni. Como eu estava junto aos profissionais da TI do cliente, modifiquei o arquivo.eu mesmo. Acho que essa foi uma das piores decisões da minha vida como profissional. he he he

Mesmo, aparentemente, tendo executado todos os procedimentos corretamente o Sistema Operacional não executava nos dois computadores onde eu executei a modificação. Lembro que o problema não ocorreu no momento da alreração da quantidade de RAM mas apenas no momento em que reiniciamos a máquina. Cada um dos computadores teve um problema.

  • O primeiro não iniciava o sistema operacional e entrava na tela azul
  • O segundo aparentemente corrompeu o perfil do usuário

Em resumo, foram respostas totalmente malucas de dois computadores. Para o meu azar o primeiro computador nem inicializava via DOS para alterarmos novamente o BOOT. Por isso estou escrevendo o post de hoje. Existem situações em que passamos um mal bocado com os nossos computadores. Ainda bem que o técnico de informática do cliente estava junto comigo para tomarmos decisões rápidas.

O primeiro computador necessitou uma reparação do Sistema operacional

O_o

No segundo, retiramos o HD da máquina e copiamos um Boot.INI de uma máquina saudável e inserimos nele. Foi uma cirurgia mas resolveu o nosso caso para minha cabeça não ser arrancada.

🙂

Isso foi de extrema importância pra mim… Porque eu tinha modificado o arquivo. Existiam coisas que a tempos atras eu fazia e fui deixando de lado para evitar motivos para me complicar. Isso entrará na lista das coisas que deixei de fazer e apenas a apontar o caminho para os usuários.

Não interprete como uma contra indicação a alteração da alocação de memória mas apenas a assitência de um profissional de TI. No caso de problemas, existe a alguem pra recorrer. Quem trabalhar com grandes montagens será obrigado a proceder desta forma até adiquirir uma máquina com a arquitetura x64. Lembro que expansão de memória RAM não é algo exclusivo do SolidWorks. Qualquer aplicação do mercado pode ser beneficiada por isso. Eu aprendi os procedimentos descritos aqui no Post enquanto eu ainda trabalhava com Autodesk Inventor.