Entrevista – Rafael Miranda – Usuário de SolidWorks

Rafael Miranda Senhores,
Estava a muito tempo sem um entrevistado aqui no Blog. Me lembrei de um cliente já faz um tempo mas como estou sempre na correria das viagens, preferi encontrar um momento em que nós dois estivéssemos com tempo para uma entrevista em tempo real. Usamos o Skype e tudo acabou ficando natural e engraçado.
Se der tempo, tem um trecho que terei de comentar pois afirma uma teoria que eu tenho a alguns anos sobre utilização demasiada do SolidWorks. Mas confiram, vale a pena… Vocês vão gostar do que segue aqui.

Guilherme Kastner: Rafael, quando começaste a usar o SolidWorks?

Rafael Miranda: Comecei a usar o SolidWorks a 2 anos.

Guilherme Kastner: Qual o seu trabalho hoje? No que utilizas  o SolidWorks?

Rafael Miranda: Trabalho 70% com chapas metálicas, mas estou começando a trabalhar com superfícies e modelagem de sólidos também.

Guilherme Kastner: Qual a empresa onde trabalhas? Qual o produto que vocês desenvolvem?

Rafael Miranda: Trabalho na Basemetal, empresa de Londrina Pr. Trabalho na engenharia de mobiliário bancário, a gente desenvolve produtos para alguns bancos.

Guilherme Kastner: Como o SolidWorks ajuda vocês? Como ele diferencia o trabalho de vocês em relação aos concorrentes?

Rafael Miranda: O SolidWorks nos ajuda muito nas questões das montagens, visto que nossos produtos são grandes e geralmente tem muitas peças com articulação, na questão de conferencia de atrito de peças, o acabamento do produto. O SolidWorks ajuda bastante na definição do produto antes de descer a produção, evitando erros depois do produto pronto. Um outro ponto muito importante também é a apresentação de nossos produtos para nossos clientes, a 1 ano e meio começamos a apresentar as imagens renderizadas a eles, e tivemos um ótimo resultado, pois nossos concorrentes não fazem isso, tomamos a frente nisso graças ao recurso que temos no SolidWorks.

Guilherme Kastner: Na apresentação, quais recursos vocês utilizam? PhotoWorks? PhotoView? Podes descrever a experiência de vocês com essas ferramentas?

Rafael Miranda: Então, eu comecei utilizando o PhotoWorks pois na versão 2008 não tínhamos o PhotoView. Comecei fuçando no Solid sozinho mesmo, pois não me conformava que um programa tão bom não tinha um recurso de renderização, acabei descobrindo que tinha. Apanhei muito até pegar a manha do PhotoWorks, dai não parei mais de renderizar, qualquer coisa que eu fazia eu renderizava, desse jeito fui aprendendo mais, gostei muito do recurso. Depois veio o PhotoView no 2009, foi muito bom, mais rápido bem mais fácil pra trabalhar, claro ficou faltando alguns detalhes, mas todos sabemos que as próximas versões já vão estar 100% melhores. Todo vez que termino o desenvolvimento de um produto aqui já vo para o PhotoView fazer o render dele. É um baita recurso e os produtos ficam muito reais.

Guilherme Kastner: hmmmm… Já tinhas utilizado outro software de renderização antes dos suplementos do SolidWorks? Quais?

Rafael Miranda: Já tinha sim. Antes de trabalhar com o SolidWorks eu usava o Inventor, mas não renderizava nada nele. Eu desenvolvia no Inventor e renderizava no 3D Studio Max. Comecei a trabalhar com o SolidWorks e continuei renderizando no 3D Studio Max, mas eu detestava fazer isso, o software é muito complicadinho pra trabalhar, apesar de dominar já a parte de render dele. A melhor coisa para nós projetistas é conseguir fazer tudo dentro de um só Software, e a renderização de produto no SolidWorks põem o Studio Max no chinelo.

Guilherme Kastner: he he he… Depois acertamos a grana por este depoimento…
he he he he
mas assim…

Rafael Miranda: UAHuHAuHAU

Guilherme Kastner: Sei que andaste participando de concursos de renderização com o SolidWorks, o Rendercontest.com. Poderias compartilhar como funciona o concurso? Como foi ganhar um mês dele?

Rafael Miranda: Sim. O site do Chris Thomas é bem fácil para se participar, o usuário de SolidWorks entra nele, baixa o modelo do mês, que é qualquer produto de qualquer espécie. Você leva o modelo para o SolidWorks, trabalha um pouquinho mais encima dele, aplica as texturas, faz o render dele e depois que tiver com o arquivo JPEG pronto vc faz um upload no site. A sua imagem fica lá para votação, se sua imagem for a mais votada dentro de todas vc ganha. Lembrando que usuários do mundo podem participar deste contest. Participei do Contest #41 (do óculos), fui meio desacreditado nele, pois era o primeiro que estava participando, peguei um sábado chuvoso que estava em casa sem nada pra fazer depois de uma briga com a namorada, levei a garrafa de Whisky para o quarto e comecei a trabalhar encima do contest. No final eu já estava bêbado e tinha feito 4 imagens diferentes, escolhi uma no domingo de ressaca, por sorte foi ela que venceu o contest. Agora vou participar de outros, só que pretendo não beber mais em serviços assim. hehe.

Guilherme Kastner: Ufa… Mesmo iria dizer… A namorada devia estar pra escanteio na época que fizeste a imagem..

Rafael Miranda: UAHuHAuHAUhUA
mas depois a gente se acertou, brigas normais no relacionamento

Guilherme Kastner: Bem… Na minha última visita a Basemetal começamos a organizar o grupo de usuários do norte do paraná. Como ele está andando? Como estão as reuniões?
Poderias falar um pouco sobre ele?
Rafael Miranda: Sim, primeiro quero agradecer pelo convite que você me fez para tomar a frente com o Grupo de Usuários SolidWorks Paraná. O grupo esta indo muito bem, tivemos 2 encontros já, um aqui mesmo em Londrina e outro em Maringá. No primeiro tivemos 4 palestras muito boas a respeito de técnicas, dicas e duvidas a respeito do SolidWorks. Você, eu o Nagay e o Marcelo Hendler foram os palestrantes. Tínhamos duvida se o primeiro encontro seria bom, que daria resultado, mas foi muito bom, após o encontro foi aberto o fórum e os usuários do Paraná estão usando e participando dele. O nosso segundo encontro em Maringá foi muito bom também, neste encontro não tivemos a participação de ninguém da SKA e nem da SolidWorks infelizmente, mas no meu ponto de vista este encontro foi até melhor que o primeiro, pois os usuários começaram a participar mais das palestras e após o encontro o fórum aumento bastante e acredito que se continuarmos deste jeito o grupo irá crescer bastante.

Guilherme Kastner: Que bom… Desejo muita sorte a vocês com o Grupo de usuários… Fiquei feliz que os usuários do norte do paraná estão se mobilizando em torno do grupo. Lembro que isso é um patrimônio de vocês. É uma maneira muito prática de se propagar o conhecimento entre os usuários das cidades. Me candidato a participar dos eventos sempre que possível.

Sobre as renderizações, queres compartilhar algumas de suas imagens com os leitores daqui do Blog?
Rafael Miranda: Sim Guilherme, poderia lhe passar algumas imagens que fiz no SolidWorks pra você.

Guilherme Kastner: Ahhhh
A da mesa de Bar é a melhor… Essa obrigatoriamente tem que ir ao ar!

Rafael Miranda: hehehehe, com certeza essa ficou uma coisa bem diferente
estou trabalhando em outras imagens deste gênero

Guilherme Kastner: Que tipo de imagem?

Rafael Miranda: Imagens fora do cotidiano de industrias, coisas diferentes, no momento estou modelando peças para fazer uma mesa com uma garrafa de Whisky um copo cheio com 2 pedras de gelo, uma carteira de cigarro e um Zipo.
Gosto de mexer com o SolidWorks, isso me faz sair um pouco da rotina do trabalho

Guilherme Kastner: Bom… Obrigado pelo tempo… A entrevista foi divertida… Confesso que gostei de fazer ela em tempo real pelo Skype. Gostaria de deixar algum recado aos leitores? Convidar o pessoal da sua região para o grupo de usuários?

Rafael Miranda: Opa, foi um prazer participar do seu Blog por meio desta entrevista Guilherme, o meu recado para os usuários de SolidWorks é que mecham nele cada vez mais, pois o programa é imenso, tem muita coisa boa nele que todos podem usar, e quanto mais se meche nele mais profissionais a gente se torna. Aos Paranaenses, convido a todos a participarem do nosso Grupo de Usuários SolidWorks Paraná, qnt mais usuários lá, maior é o nosso conhecimento encima do Software. O endereço do grupo é http://groups.google.com.br/group/grupo-de-usuarios-solidworks-parana.
Obrigado Guilherme pela entrevista,
abraço a todos
mesa de bar 1
Mesa de bar…
 santander3
Produto de cliente
rolamento
Testes com o PhotoView 360 2010
Oculos
Modelo com o qual o Rafael ganhou o concurso de Renderização