Meus sonhos para as próximas versões de SolidWorks

image Senhores,

Daqui a menos de 1 mês será lançado o SolidWorks 2010. E estou pensando… Em que sentido poderíamos evoluir como Software? O que falta para o SolidWorks? No que ele poderia ser melhor? Quais features desejamos?

Vou colocar mais uma lista de sugestões minhas para as próximas versões:

  • Que o Loft de chapa metálica seja mais simples de ser executado – Atualmente necessitamos da mesma quantidade de entidades no perfil superior e inferior. Nada de muito complexo mas poderia ser um pouco mais simples. Hoje se os perfis a serem transicionados não forem iguais o SolidWorks apenas não insere as linhas de dobra mas cria uma peça planificável.
  • Configurar estilos de linhas diferenciados no Solidworks para indicação de dobras de chapas metálicas – Hoje em um ambiente de desenho o SolidWorks insere notas informando se a dobra de chapa metálica é para cima ou para baixo e isso já é MUITO mas MUITO bom. Se a chapa for muito complexa, seria melhor inserir linhas com cores ou estilos diferenciados para indicar a direção de dobra do que criar uma página de livro ilustrada com muitos textos. Novamente, ninguém morre por não possuir isso atualmente no SolidWorks.
  • Comando de superfície de forma livre igual ao do Rhino – Atualmente o comando forma livre necessita de uma aresta na face a ser deformada. Quem usa o Rhino consegue criar formas totalmente livres partindo de esferas. Uma vez fiz exercício em que uma esfera virava um pato. Eu não faço patos com o SolidWorks mas isso nos forneceria uma flexibilidade maior de desenho. Outra coisa interessante sobre o comando de forma livre é lembrar que na face a ser modificada criamos pontos e linhas a serem deformados. Atualmente o SolidWorks seleciona apenas os pontos que estão na mesma linha para serem modificados.
  • Maior integração com layers no arquivo de desenho – Não considero algo realmente necessário a integração com layers no SolidWorks mas isso ajuda a alguns prestadores de serviço. Quem entrega projetos para a Vale do Rio Doce, Petrobras, Braskem ou Gerdau tem de atender a regras das empresas no que diz respeito a formatação de arquivos e layers em arquivo DWG. Atualmente contamos com dois métodos de exportação de desenhos em camadas.
    • Ao salvar o arquivo em DWG pode-se configurar o destino das entidades no arquivo que será gerado. Inclusive pode-se criar um arquivo com essas configurações para utilizarmos posteriormente.
    • Nos estilos do template de desenho pode-se determinar em quais camadas algumas determinadas entidades serão inseridas. Essa pra mim seria a solução ideal para o SolidWorks mas atualmente nem todos os objetos podem ser configurados previamente. Com isso, todos os objetos poderiam obter a definição de camadas diretamente no SolidWorks. A minha maior bronca é o fato do SolidWorks não poder configurar todos os objetos em suas respectivas camadas.
  • Vamos a um detalhe mais ridículo em ambientes de desenho que seria a possibilidade de informar cores diferentes ao texto da dimensão em relação as setas inseridas. Novamente, ninguém morreu até hoje por não existir essa possibilidade mas seria legal pois é algo muito simples. O mesmo poderia ser empregado nas listas de materiais em que a borda poderia ter uma cor e o texto outra. Eu terei de escrever um post nos próximos dias falando porque isso não é tão necessário no SolidWorks mas mesmo assim eu acharia legal.
  • Possibilidade de detalhar peças e montagens no mesmo arquivo de desenho. Se inserirmos os balões nos componentes existentes na vista de montagem sempre estaremos com tudo na mais absoluta normalidade. Atualmente quando a lista de materiais for gerada para a montagem ao inserir o balão em uma vista de peça que está inserida na montagem, o numero do mesmo sempre será 1. A lista de materiais e os balões estão vinculados a montagem e não as suas respectivas peças. Se realmente desejarmos numerar as peças com balões junto com as montagens, o método mais fácil é inserir os balões nas peças e alterar os seus valores manualmente. São poucas as empresas que possuem este problema pois geralmente cada peça possui o seu respectivo arquivo de desenho e elas não necessitam de balão.
  • O mais simples de tudo… Ao gerar uma lista de materiais para uma vista de montagens, poder retirar da lista de materiais componentes que estão ocultos. Atualmente é fácil de se fazer isso mas é necessário criar uma nova configuração e o componente deverá estar suprimido.

Esse post é mais para eu raciocinar e organizar as MINHAS ideias de usuário de SolidWorks e pensar no que eu acho necessário para o Software. Todo mundo quando pensa em lançamento de novas versões fica me perguntando o que vem… Eu falo mas fico pensando nas coisas que acharia necessário para o aplicativo em um futuro próximo. Ninguém morreu pelo software não possuir as ferramentas acima.

Amanhã vou fazer um post até rebatendo e explicando porque o software não possui e não necessita de certas ferramentas que eu coloquei aqui como possíveis melhorias para ferramenta.

Mas antes de terminar… Desafio os leitores a pedirem melhorias para o software… O que você deseja? Comente…

Sds,
Kastner