Por que eu não necessito de cores nos desenhos?

image Senhores,

Essa semana eu fiz um post sobre meus desejos para novas versões do SolidWorks em que muitos dos meus desejos eram baseados em implementações de detalhes no ambiente de desenho. Observem aqui abaixo dois dos itens:

  • Possibilidade de configurar cor para o texto da lista de materiais e outra cor para o contorno da mesma.
  • Possibilidade de configurar cor para as setas das dimensões e outra para o texto.

Já me pediram isso muitas vezes mas eu considero isso totalmente desnecessário para o método de funcionamento do SolidWorks. Lembro que muita gente também me pede a possibilidade de configurar uma cor para linhas visíveis no ambiente de desenho e outra para as linhas invisíveis. Por que essa fixação por cores?

Isso é mais um fato histórico… Tem muitas coisas que são históricas nas normas e procedimentos de desenho. Antes de explicar o motivo pelos quais as cores eram empregadas no SolidWorks vou falar da lista de materiais que todos nós utilizamos. Na maioria das empresas a lista de materiais é posicionada logo acima da legenda (selo). A questão principal é pensar porque todo mundo inicia a numeração dos itens de baixo para cima. Melhor explicando, os primeiros itens estão embaixo e a lista vai crescendo. Por que isso? Por que antigamente as listas eram manuais e era mais fácil riscar mais uma linha acima na tabela do que recriar um desenho para inserir mais um item. Com o SolidWorks ou qualquer software do mercado esse cuidado se tornou desnecessário mas as empresas preferem manter o padrão antigo. Essa é uma aplicação em que o software foi adaptado a velhos costumes.

E o que isso tem a ver com cores em linhas?

A resposta está no AutoCad… Quem usa as versões mais recentes não deve entender essa necessidade mas os mais antigos sim. Antigamente não existia a opção de definir espessura nas linhas no AutoCad mas tinha um método do software reconhecer isso no momento da impressão através das cores. Por exemplo, montávamos uma tabela dizendo que as cores poderiam seguir o seguinte esquema

  • Vermelho – 0.1mm
  • Amarelo – 0.2mm
  • Azul – 0.3mm

Segue abaixo uma imagem da janela em que os usuários definiam as espessuras das linhas baseadas nas cores.

ctb

ctb2

Isso deixou de ser obrigatório pq o próprio AutoCad e os softwares existentes no mercado passaram a ter suporte para a definição de espessuras nas linhas sem a utilização de cores. Me surpreendo que eu me lembro deste detalhe pois a primeira versão de AutoCad que trabalhei já era a 2000 e que tinha suporte na definição de espessuras.

Agora saindo do AutoCad e partindo para o próprio SolidWorks. Nas opções dos templates de desenho pode-se definir a espessura das entidades conforme necessário.

image 

image

Bem… No SolidWorks ou em qualquer outro software ninguém necessita das cores propriamente ditas pq NINGUEM imprime os desenhos com cores. Apenas semana passada um cliente me justificou a utilização de cores mas era um motivo totalmente especial e facilmente configurável. Para todo o restante, apenas configurar espessura das linhas era necessário.

Daí… Um último questionamento, por que definir cores em texto? Porque quem utilizava a fonte SIMPLEX tinha que definir uma espessura para o traçado da mesma.

Bem… Tenho que me ir.

SDS,
Kastner