Curvas de Gomos – Chapas Metálicas – SolidWorks 2010

image Senhores,

Falando em novidades do SolidWorks 2010, sigo escrevendo sobre chapas metálicas. A parte de curvas de gomos foi mais aprimorada para quem desejar fazê-las contando com as novidades de chapas metálicas desta grande versão do nosso CAD preferido.

Muitas coisas apareceram na versão e as funcionalidades de chapas metálicas integradas com múltiplos corpos acabaram por eliminar a necessidade de utilizarmos relaçõesm em contexto para a criação deste tipo de montagem.

Aqui segue o post onde eu publiquei a mesma curva de gomos contruida no SolidWorks 2009. Na época eu não tive coragem de fazê-la em vídeo.

http://www.kastner.com.br/2009/05/mais-chaparia-criacao-em-contexto.html

O método antigo aqui apresentado em maio tinha algumas desvantagens:

  • Exigia uma intensa necessidade em gerenciamento de arquivos
  • Relações em contexto de montagens para a criação das peças
  • Caso uma peça seja cortada para o acoplamento a alguma outra tubulação, necessitaremos criar cortes definidos no arquivo de montagem com propagação aos arquivos de peças.
  • Incompatibilidade com o DriveWorksXpress (DriveWorksXpress não suporta virtual components).

Vale a pena conferir o turorial que eu descrevi nos vídeos abaixo. Tive que quebrar o arquivo em duas partes pois o You Tube suporta apenas 10 minutos de vídeo em cada arquivo e eu me passei no tempo de elaboração dos arquivos.

Segue aqui abaixo a parte 2.

Coloquei aqui abaixo o exemplo que fiz para este tutorial

Façam o download e sejam felizes com o novíssimo SolidWorks 2010.

Sds,
Kastner