Necessito de CD para instalar o SolidWorks?

Senhores,

Semana passada começaram os eventos de lançamento do SolidWorks 2010 e alguns questionamentos me foram feitos e me deixaram muito contrariado. O principal é que muitas pessoas dizem esperar o envio do CD para instalar o Software. Será que em tempos de sustentabilidade e internet rápido ainda é necessário contarmos com o envio de um CD de instalação?

Vamos pensar em algumas coisas.

A velocidade da internet está cada vez mais rápida até para usuários residenciais… Barata também está. Sempre que uma versão principal é lançada a SolidWorks tem de gravar DVDs e enviá-los para o mundo inteiro. Portanto, se uma versão for lançada dia 15 de outubro, não esperem que o CD chegue antes do meio de dezembro. Por mais rápido que a Solidworks, a transportadora e a revenda acabem sendo, sempre estaremos pensando que contamos com o envio e distribuição para o mundo inteiro.

Ok, mesmo com a minha argumentação, decidimos esperar até dezembro o envio do CD. Várias coisas podem se passar em nossa cabeça para optarmos por isso:

  • É algo palpável
  • É algo que foi comprado
  • O meu suporte de TI disse que o Download é muito grande (Concordo em partes mas não se justifica)

Esses pensamentos em minha humilde opinião não são válidos… Por sinal são péssimos.

Quando a instalação do SolidWorks 2010 SP0 chegar ao usuário, já deverá estar disponível o SolidWorks 2010 SP1. Se a atualização do mesmo for feita da forma correta, imaginem que no mínimo será exigido um download de 1.5 GB de dados. Portanto, espera-se um tempão desnecessário para que mesmo assim tenha de fazer um download gigantesco (sem trocadilho de gigantesco com gigabytes, ok?).

O envio de um CD de instalação do SolidWorks envolve muitas pessoas e muitos quilômetros de deslocamento. Eu não entendo porque estes CDs ainda seguem sendo fabricados nos Estados Unidos e importados. Creio que seria mais barato fabricar os mesmos aqui no Brasil para os clientes locais e da América do Sul além de gerar empregos na região. Imaginem quanto carbono que é jogado na atmosfera em todo o processo de deslocamento e fabricação de DVDs que não possuirão utilidade?

Olha, o que ainda falta por conta da SolidWorks é uma possibilidade dos usuários não receberem o CD com as atualizações e com isso receberem anualmente um desconto na renovação da assinatura do SolidWorks. Creio eu que isso sim seria algo prático! Todo mundo me agradeceria.

  • O pessoal da SKA que não teria de enviar um monte de DVDs pra todos os clientes
  • O clientes que poderão instalar a nova versão do SolidWorks no mesmo dia do lançamento dela
  • Os cachorros das ruas que se estressarão menos com os entregadores
  • Os agentes das aduanas que não terão de se preocupar com uma mercadoria internacional.

O que eu posso é arrumar uma encrenca com os donos das transportadoras de mercadoria mas prefiro arriscar e disseminar a minha ideia mundo a fora.

Garanto que é mais prático a todos não esperar o CD de instalação do SolidWorks 2010.

Sds,
Kastner