RealView – Vale a pena conferir

Senhores,

Quando se fala em renderização com o SolidWorks muito se comenta sobre o PhotoView 360 e o PhotoWorks mas poucos falam do RealView. Vale a pena conferir o que ele pode oferecer aos usuários pois ele é a porta de entrada para o início dos trabalhos com renderização com as duas outras ferramentas da SolidWorks.

Quais as principais vantagens do RealView?

  • Renderização em tempo real
  • Facilidade na utilização
  • Melhorar a qualidade da apresentação do produto

Em primeiro lugar, vamos pensar no que é necessário para a utilização do RealView. Esse recurso está disponível apenas para quem possui uma placa de vídeo homologada para SolidWorks. Usuários de placas de vídeo Geforce e Radeon nem precisam perder tempo pois essas placas NÃO possuem suporte a essa funcionalidade.

Só pra ajudar, coloco aqui o link para ajudar os usuários

http://www.kastner.com.br/2009/01/placas-de-vdeo-hardware-solidworks.html

Não vou responder perguntas a respeito de placas de vídeo nesse post. Agradeço a compreenção de todos.

Agora que sabemos o que é necessário para a utilização do RealView, vamos pensar no que passou a ocorrer nos últimos anos com o SolidWorks. Antigamente, podíamos definir as seguintes informações para as peças no SolidWorks

  • Cores
  • Texturas
  • Materiais

Na medida em que chegou o atual RealView que foi inserdo no SolidWorks 2008 e aprimorado no SolidWorks 2009, a definição de cores e texturas foram BANIDAS da ferramenta. No início eu achei um bocado estranho mas passei a entender que seria o caminho natural. Hoje qualquer peça poderá ter a sua textura definida junto com a sua cor via aparências de RealView.

Vou mostar algumas coisas para que todos verifiquem os pontos principais da ferramenta. Por exemplo, possuo uma montagem com várias placas encaixadas, alinhadas e desejo atribuir as aparências para os componentes que serão renderizados.

image

Caso seja necessário definir a aparência de algum componente a primeira coisa a ser verificada é se o RealView está ativado. Confira se ele está ativado no painel de visualização conforme destacado na imagem abaixo.

image

Com isso, preferencialmente, o trabalho será abrir peça a peça e nelas poderemos inserir as aparências do RealView cada componente e elas estarão disponíveis em todos as montagens onde a peça será inserida. Lembro que isso é uma grande vantagem do SolidWorks sobre os seus concorrentes na área de renderização pois as aparências são definidas naturalmente pelo usuário na criação das peças. Mas observa-se a imagem abaixo onde o componente está sendo aberto no arquivo de montagem para edição em sua janela separada.

image

Na janela da peça, pode-se definir a aparência para o arquivo nas seguintes situações

  • Aparência aplicada na face
  • Aplicada em recuros
  • Aplicada na peça inteira

Existem situações em que uma aparência igual é aplicada na peça em diversas situações para que possamos controlar o mapeamento da textura conforme a peça será fabricada e renderizada. Isso nos ajuda com um grau de realismo maior no componente. Colocarei aqui algumas imagens da peça passo a passo conforme optei pela determinação das aparências.

image Aparência de cromo jateado inserido na peça inteira.

Observar que para os furos desejo uma aparência diferenciada como de aço escovado assim como na face superiror. Para não inserir a aparência em todas as faces pode-se optar pela inserção da aparência no recurso de furação que é mais uma vantagem para quem trabalha com um software de renderização totalmente integrado com o CAD.

image Observar atentamente a face da furação com mapeamento diferenciado e facilmene destacado.

Uma coisa que deve-se evitar no SolidWorks é aplicação de texturas em faces diretamente pelo fato delas serem um pouco mais complexas de serem editadas e configuradas apenas com o RealView. Caso utilizarmos o RealView integrado com o PhotoWorks esse problema é tranquilamente solucionado. Observar que nessa situação optei por colocar apenas texturas em face na face superior do material.

Observar a aparência aplicada diretamente na face superior com as características do material. Essas funcionalidades são extermanete simples de serem aplicadas e modificadas, inclusive o sentido de aplicação do material. image 

Senhores, com essas aparências definidas rapidamente estamos aptos a utilizar o RealView com todo o seu potencial e renderizar as montagens via PhotoView e PhotoWorks. Nos próximos dias devo escrever mais sobre o assunto destes renderizadores ou até voltar a fazer uma série de postagens em vídeos. Aceito sugestões.

Sds,
Kastner