Espelhamento de peças em montagens – SolidWorks 2010

image Senhores,

Todo ano existe uma votação de quais são as novidades que os usuários gostariam de ver no SolidWorks. Quando fui a San Diego no Solidworks World 2008, vi como uma das grandes solicitações de usuários a necessidade de um comando espelhar componentes aprimorado. Isso ocorreu na versão 2010 para alegria e felicidade geral da nação.


Será que eu estou meio faceirinho com os meus comentários ou isso está se tornando normal?

Não importa, vou continuar fazendo eles mesmo.

O comando espelhar componentes existe a um tempinho mas vamos ver como o mesmo funciona agora. O comando encontra-se disponível na aba de montagens do command manager e abaixo dos comandos de padrão.

image

A etapa seguinte mantem o aspecto existente nas versões anteriores, basta selecionar o plano de simetria e as peças que serão espelhadas.

image 

Observar que o comando Espelhar componentes possui muitas etapas para serem seguidas. Portanto, será necessário segui-las para que possamos ver todas as possibilidades do mesmo antes de uma confirmação. Na etapa seguinte, marca-se os componentes que possuirão uma definição de orientação diferenciada após o espelhamento dos componentes.

image 

Pode-se passar para a próxima etapada do comando espelhar e até agora será a única etapa onde poderemos constatar uma novidade no comando. Observar que para as peças que serão reorientadas poderemos criar configurações nas peças originais sem termos a necessidade de criarmos arquivos de peças novos. Foi uma grande sacada da SolidWorks uma vez que isso minimiza a necessidade de gerenciamento de arquivos e projetos.

image

Para quem decidir criar novos arquivos, existe a possibilidade de:

  • Escolher uma pasta de armazenamento dos arquivos com a definição de reposicionamento.
  • Quebrar o vínculo com a peça original para que sejam feitas outras alterações na peça espelhada sem depender da peça original.
  • Definir um prefixo para nomear o arquivo que será espelhado

Com as informações definidas, basta confirmar o espelhamento dos componentes.

A montagem estará totalmente sincronizada pois agora a grande novidade do comando espelhar componentes é manter um recurso de espelhamento no Feature Manager de montagem conforme indicado na imagem abaixo:

image

Com isso, o espelhamento não exigirá nada do usuário para terminar de fixar os componentes.

Deixo a minha opinião aqui:

Esse comando já existia mas agora sim ele funciona como sempre deveria ter funcionado. Isso é a minha opinião e de mais milhares de usuários.

O que tirar de lição?

A SolidWorks escuta os usuários e faz melhorias no programa conforme solicitamos.

Segue vídeo sobre o assunto aqui abaixo

Sds,
Kastner

  • Samir Lohmann

    Acho que deu problema no meu último comentário, então lá vai de novo mais ou menos a mesma coisa: na minha humilde (e suspeita) opinião, qualquer equipe de engenharia com mais de 1 pessoa deveria implantar um PDM. Projetos compartilhados, cedo ou tarde, sempre vão cair em problemas tais como arquivos repetidos, perdidos, retrabalho, etc, mesmo que se reduza muito as ocorrências usando as tuas dicas do SW Explorer e demais configurações. Isto sempre vai acontecer, pela própria natureza do projeto 3D, com seus diferentes tipos de arquivos e referências entre si. Qualquer CAD 3D baseado em arquivo vai sofrer disso, seja o SolidWorks, seja o Inventor, SolidEdge, etc. E logicamente os “fileless” como o Catia V6 só funcionam dentro de um PLM mesmo, que já é um ambiente de compartilhamento. Vale muito a pena qualquer equipe que esteja implantando o SolidWorks ou que seja usuária do SW Standard considerar adquirir o SW Professional para toda a equipe, não só pelo PDM Standard que já vem incluído, mas também pelas outras ferramentas que auxiliam muito na produtivadade, como a Toolbox.

    • Guilherme Kastner

      O comentário era pra ter sido importado

      Triste isso