iTunes – Músicas gerenciadas no PC

image Senhores,

Hoje resolvi fazer um post sobre uma coisa não relacionada diretamente ao SolidWorks, o iTunes. Ele é um software de execução de músicas e vídeos desenvolvido pela Apple mas vale a pena termos uma atenção especial sobre ele. Quero compartilhar com todos os leitores do blog a minha excelente experiência utilizando ele.

Em primeiro lugar, quero comentar o porque da instalação dele no meu laptop. Quando voltei do SolidWorks World 2008 comprei o meu ipod nano… Nem sabia como se gerenciava o ipod nem como ele funcionava mas eu comprei.

Quem não estiver afim de usar iTunes não compre um ipod ou iPhone. Deixo essa informação aqui registrada aqui no Blog para todos os leitores.

Um MP4 da vida que encontramos em camelôs ou em lojas baratas pode ter as músicas e vídeos copiados para execução como se eles funcionassem como um pen drive. Basta achar o arquivo de mídia em uma pasta de armazenamento e copiar para o dispositivo de execução de mídia. Com o ipod não funciona assim pois a Apple preferiu manter a inteligência e a alimentação das informações de arquivos sendo gerenciada pelo iTunes. Na minha opinião uma sábia decisão dessa empresa que desenvolve softwares brilhantes.

O iTunes não é somente para usuários de iPod ou iPhone. Mas quem possui um ipod é obrigado a usar o iTunes.

Quando comecei a usar o iTunes, me deparei com um software similar ao Windows Media Player mas ele possui alguns recursos muito bacanas que me ajudaram a entender o funcionamento do iPod. Este software da Apple é muito além de um tocador de vídeos e músicas, ele se comporta como um gerenciador de informações do tipo, um administrador de bibliotecas de arquivos.

Quem conhece o meu diretório de músicas vê que é extremamente fácil de se copiar qualquer informação do meu PC quando necessário. O mérito está na divisão de arquivos que eu faço de acordo com o listado abaixo:

  • Mídia (música ou vídeo)
  • Artista
  • Album (CD)

Com isso, no itunes, eu seleciono as pastas ou artistas que serão administrados pelo programa (arquivo—> Adicionar pasta a biblioteca). Com isso, os artistas e CDs são carregados aos poucos pelo iTunes.

image

Com o tempo, poderemos gerenciar via iTunes todos os alguns que desejaremos executar. De nada adianta utilizarmos qualquer software de execução de música ou rádio que leia vários tipos de arquivos e tenha um display de altíssima qualidade se os arquivos de mídia não são devidamente classificados. Sempre que copio um arquivo de mp3 para o meu computador me preocupo em saber se alguns campos de propriedades estão devidamente preenchidos

  • Nome da música
  • Artista
  • Album

Isso é muito estranho mas essa classificação de arquivos possui uma vinculação com o SolidWorks onde preenchemos informações de selo (legenda) e listas de materiais. Se não preenchermos as propriedades do SolidWorks as listas de materiais saem em branco… Se não preenchermos as propriedades de arquivos de mídia, o iTunes fica com as colunas de exibição em branco.

image

Isso ocorre em qualquer software. Portanto, se formos transformar um CD inteiro em MP3, recomendo termos um cuidado no gerenciamento destas informações. Um dia elas serão válidas para alguma coisa. 🙂

Depois que os CDs são carregados para dentro do iTunes, poderemos gerenciar os mesmos para a execução deles. Se carregarmos as músicas de forma completa poderemos cadastrar as capas dos álbuns deles e ficar com um visualização bem interessante. Abaixo eu coloquei uma amostra da visualização denominada como Cover Flow no iTunes.

image

O Cover Flow me lembra uma máquina de discoteca com as imagens de CDs onde selecionávamos as músicas que seriam executadas. Se as imagens estão corretamente cadastradas nos arquivos de música elas serão transportadas para o ipod ou iphone.

Um aspecto que me chamou a atenção no itunes é a execução de arquivos MP4. Um MP4 não é um player de vídeo do Paraguai como muitos insistem em afirmar mas sim um tipo de arquivo de vídeo. Se lermos o manual destes aparelhos “MP4” poderemos ver que a maioria deles apenas lê arquivos AVI com poucos tipos de codec. Quando comprei meu ipod passei a procurar arquivos em MP4 para ver os vídeos em qualidade de execução… Sem os quadriculados ou falhas. Por mais incrível que pareça, achei episódios inteiros de Lost por 150 MB ou menos.

image

Esses vídeos são facilmente sincronizados com o aparelho de vídeo se forem selecionados para tal operação.

Um outro aspecto que me chamou muita atenção foi a gravação de CDs de músicas. Observe que o iTunes pode criar listas de reprodução com tipos de música… Alguns CDs em especiais… Uma seleção de músicas para uma balada… Evento. Essas listas

image

Com a lista definida, poderemos pedir ao itunes converter ou gravar os arquivos em um CD de áudio. Incrível… Adorei esta parte do software mesmo. Com isso, quase desinstalei o Roxyo CD Creator. he he he eh eh eh ehe h. Para isso, basta clicar com o botão direito na lista a ser gravada em um CD e selecionar a opção para a gravação do conteúdo.

image

A janela de possibilidades na gravação de CDs é simples e direta, conforme identificado abaixo. Me chama a atenção a possibilidade de gravar o CD como áudio. Isso nos possibilita já criar um CD que será executado até em aparelhos que não suportam MP3.

image 

Senhores, este software é um gestor de arquivos de música perfeito. Vale a pena conferir. Vale a pena mesmo para quem não possui um ipod.

Vou colocar aqui abaixo o link para download dele.

http://www.apple.com/br/itunes/download/

Sds,
Kastner