Comtrafo – Cliente com DriveWorksXpress

image Senhores,

Sei que é um artigo mais comercial que técnico mas foi um cliente onde eu participei da implantação do DriveWorksXpress. O trabalho ficou tão bacana que a SKA viu o uso diferenciado da ferramenta e providenciou meios de divulgar a imprensa o uso do SolidWorks pelo seu cliente.

Segue abaixo o artigo e se surpreendam.

COMTRAFO automatiza o projeto de transformador tipo pedestal com o SolidWorks
Fabricante de transformadores reduz o tempo de projeto de uma semana para cerca de quatro horas, ganhando maior velocidade no atendimento das solicitações dos clientes.

Desde 1994, a Comtrafo (www.comtrafo.com.br) projeta, fabrica e comercializa transformadores de força e distribuição de energia para o mercado brasileiro e internacional. Localizada em Cornélio Procópio, Paraná, é usuária do SolidWorks desde novembro de 2008 e do DriveWorksXpress desde janeiro de 2009.

O DriveWorksXpress, ferramenta para automação de projetos do SolidWorks, auxiliou a Comtrafo a reduzir de uma semana para quatro horas o tempo de projeto do transformador tipo Pedestal (Pad-Mounted).

Raphael Minato – Supervisor de Engenharia da Comtrafo – fala sobre os ganhos de produtividade:

Tempo para configurar o projeto: três meses e duas semanas
“Durante este período, mais de 560 regras foram programadas, permitindo assim um grande número de variações do transformador tipo Pedestal.”

Tempo de projeto ANTES do SolidWorks e DriveWorksXpress: uma semana
”O projeto mecânico de um transformador elétrico possui infinitas possibilidades, conforme as necessidades do cliente naquele projeto e naquele momento. O tempo para o projeto mecânico de um transformador tipo Pedestal, de complexidade razoável e partindo-se da estaca zero, era de uma semana com uma ferramenta 2D. ”

Tempo de projeto DEPOIS, com SolidWorks e DriveWorksXpress: quatro horas
”Agora, leva-se em torno de vinte minutos para realizar o projeto através do DriveworksXpress e mais três ou quatro horas fazendo-se as adequações necessárias para atender a necessidade do cliente em um projeto de complexidade razoável. ”

Variações possíveis deste conjunto: 288 variações
”Quando se pergunta sobre variações, pode-se dizer que são infinitas, pois cada milímetro a mais ou a menos inserido nos dados de entrada gera um novo produto na saída. Mas, levando-se em conta apenas os padrões usuais, haveria 288 variações. ”

Como você descreve sua experiência usando o DriveWorksXpress?
”É uma ferramenta de fácil trabalho, que usa conceitos básicos de programação, possibilitando a automatização de muitas tarefas de projeto. Uma pessoa que conheça muito bem o produto a ser fabricado e os conceitos básicos de programação pode fazer ótimos trabalhos através dela. ”

Você compartilhou seu trabalho com colegas?
”Todo o trabalho realizado foi feito com o auxílio de nossa engenharia e voltado para as suas atuais necessidades.”

Você pretende incluir novos produtos e regras no futuro?
”Todos os dias surge uma nova ideia ou necessidade por parte do cliente, logo pretende-se sempre alimentar a automatização de forma a agilizar cada vez mais a fabricação de produtos.

Além do transformador tipo Pedestal, há ainda outros seis produtos que deseja-se automatizar.”

image

image