Detalhamento de Componentes Virtuais – SolidWorks 2010

Senhores,

Existia uma limitação muito irritante em componentes virtuais no SolidWorks. Eles não podiam serem detalhados em arquivos de desenho. Confiram como isso se resolveu com o SolidWorks 2010.

Em um exemplo que eu vou utilizar, vou demostrar uma tubulação já criada com o SolidWorks com o suplemento de Roteamento conforme imagem abaixo.

image

A tubulação está no arquivo de montagem salva internamente como componente virtual conforme descrito abaixo

image 

Ok, na versão 2009 e 2008 do SolidWorks eu teria de salvar os conjuntos de rota em arquivos externos para que os mesmos pudessem ser detalhados. Com a versão 2010 do SolidWorks a barreira do arquivo de modelo foi quebrada completamente.

Como eu detalho a montagem de rota?

Basta abrir a mesma em uma janela separada do conjunto completo. Observar que mesmo o arquivo estando em uma janela separada ele ainda permanece salvo internamente no arquivo do conjunto geral. Isso pode ser observado na nomenclatura do arquivo

image

A nomenclatura do arquivo segue o seguinte padrão:

Nome do componente virtual^Nome do arquivo de origem

Ok, com o componente em sua própria janela basta iniciarmos o arquivo de detalhamento. Com isso, na paleta de vistas estará disponível a seleção da montagem  na paleta de vistas, conforme descrito abaixo:

image

Após a seleção do componente virtual o SolidWorks nos colocará a disposição a seleção de suas vistas.

image

Com isso, é arrastar e soltar elas na tela e ser feliz

o/

Queria que fizessem testes com essa funcionalidade para vermos como o SolidWorks se comporta com os componentes virtuais nos arquivos de detalhamento.

Vou deixar aqui a minha opinião sobre os detalhamentos de componentes virtuais

Os desenhos deveriam ser virtuais também. Deveria existir a possibilidade de armazenar o detalhamento internamente no arquivo de modelo. Com isso teríamos mais possibilidades de gerenciamento de informações.

Alguém tem uma opinião diferente da minha?

Fico no aguardo da informação de vocês.

Sds,
Kastner