Extender e Aparar – Uso eficiente das ferramentas

Senhores,

A ferramenta de aparar entidades do SolidWorks é muito boa e eficiente. Simples até demais. Queria compartilhar com os leitores uns truques básicos de funcionalidades da ferramenta.

Em primeiro lugar, deixo bem claro que o Aparar entidades não é para ser utilizado com o argumento de cortar linhas para realização de uma extrusão ou revolução pois estes comandos contam com poderosas ferramentas para seleção de contornos e regiões que serão aplicadas nos recursos. Quem deve se preocupar com o corte de linhas é para aplicar o esboço nas principalmene nas seguintes situações

  • Criação de corpos de soldagens
  • Criação de superfícies
  • Chapas metálicas
  • Comandos de curvas

De resto, temos como sobreviver sem aparar entidades de esboço… Se alguem se lembrar de outros recursos, comente neste Post.

Outra coisa, acho um absurdo a aplicação do aparar entidades de esboço no SolidWorks como se utilizássemos um Trim no Autocad. Quem observar o Property Manager do comando poderá observar que existem muitas opções de aplicação do comando.

image

Considero a opção “Aparar até o mais próximo” um retrocesso a utilização do corte de entidades no SolidWorks. Basta sair clicando que as linhas serão abertas… Mas imagine um esboço com muitas linhas a serem cortadas, como que seria isso?

image

Para agilizar o uso do SolidWorks, na  versão 2005 foi inserida a opção “Aparagem ativa” que no inglês é denominado como “Power Trim”. Quando eu ministrava treinamentos com o SolidWorks em inglês eu reforçava pra galera lembrar que o comando era Power mesmo… he he he he. Esse comando parece muito com o TRIM do AutoCad associado com a opção FENCE. Basta clicar em um ponto Inicial para o corte, o mesmo deverá ser próximo a entidade a ser cortada nas não sobre a mesma, manter o mouse pressionado e arrastar ele sobre as entidades a serem cortadas. A medida que o mouse for passando, ficará um rastro com as entidades que são cortadas.

image

Isso sim que é dinamismo.

o/

Se fizermos a mesma operação de TRIM mantendo o Shift pressionado teremos a opção de extender as entidades. Dois comandos agrupados em um só.

Sds,
Kastner