Importação de Autodesk Inventor – SolidWorks 2010

Senhores,

Estava eu a ler o What’s New do SolidWorks 2010 a alguns dias quando me deparei com uma novidade bastante instigante, a possibilidade de importar arquivos do Inventos com os seus recursos. Vamos refletir mais sobre o assunto nesse post.

Olhem a imagem abaixa retirada do What’s New

image

Realmente fiquei chocado e achei a novidade muito boa…

Em resumo, se eu possuo o Inventor View instalado eu consigo abrir a geometria da peça sem os recursos. Se eu possuo o Inventor completo em minha máquina eu consigo reconhecer toda a árvore como ela realmente é e importá-la no SolidWorks.

Fiquei bem curioso mas eu não posso testar a possibilidade de testar a importação de peças do Inventor pois eu não possuo licença do mesmo. Não vou arrumar uma licença pirata par isso também, né? Assim, se alguem que lê o blog estiver afim de testar a novidade e compartilhar informações conosco, serei eternamente grato.

Essa funcionalidade parece muito similar ao que possuíamos no SolidWorks quando importávamos arquivos criados no Mechanical Desktop. Também necessitávamos da ferramenta de origem instalada para a reconstrução da árvore. Como essa ferramenta da AutoDesk foi completamente descontinuada, o suporte a impotação de arquivos deste tipo também foi.

Como eu possuo um pouco de experiência nestes softwares de tradução de recursos, quero confabular um pouco sobre as limitações que eu acho que os usuários poderão encontrar:

  • Chapas metálcas não serão importadas
  • Superfícies também não possuirão suporte
  • Peças com esboço compartilhado serão importadas como entidades separadas.

Tudo é chute… Alguem se habilita a me desafiar e responder o que encontrou?

Isso mostra como a SolidWorks está empenhada em buscar usuários que não estão totalmente satisferitos com a ferramenta de trabalho que utilizam atualmente. Como não é simplesmente decidir a troca de uma solução de desenho por outra, a desenvolvedora busca uma solução que incentive a busca por outra solução CAD.

Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

Eu não quero me pronunciar a favor a esta possibilidade, ainda não farei uma propaganda frenética pelo conversor. Se o resultado for frustrante estarei manchando o meu nome também. Quando testei a conversão de Mechanical, percebi que o sucesso de uma importação de recursos depende do método como o software de origem é utilizado. Testei o Elysium também e nele eu via que quanto mais arrojado o uso do inventor, menor era a qualidade de importação dos arquivos com recursos no SolidWorks. Lembro que o Elysium é um produto desenvilvido por uma empresa que trabalha somente com ferramenta de conversão entre sofrwares de Cad.

Senhores,

Me coloco a disposição para esclarecimentos.

Sds,

Kastner