Padrão de preenchimento – Representação

image Senhores,

Uma furação muito complexa ou uma peça cheia de furos acaba prejudicando o processamento do computador. Quanto mais furos maior a complexidade de processamento e maior será o tamanho do arquivo da peça.

Se a ideia é apenas representar a furação e a máquina conta com os recursos do RealView, poderemos utilizar uma representação de furação na peça. Não será um recurso de furação mas apenas uma aparência de RealView. Isso é uma funcionalidade que foi inserida no SolidWorks 2008.

Para testar essa funcionalidade, a sua placa gráfica deve suportar o RealView… Não vou responder a ninguém via comentários o que é o RealView e como ele é ativado. Apenas façam a averiguação pra ver se a sua placa de vídeo é homologada pela SolidWorks conforme o link abaixo

http://www.kastner.com.br/2009/01/placas-de-vdeo-hardware-solidworks.html

Para quem estiver afim de saber o que é o RealView, vale a pena conferir o post abaixo

http://www.kastner.com.br/2009/10/realview-vale-pena-conferir.html

Neste post, utilizarei uma peça simples de exemplo. um bloco de 1000 x 1000 x 10mm. Vou colocar ele aqui abaixo para download.

Com o arquivo aberto no SolidWorks conforme imagem abaixo, será necessária a navegação até a aparência de furação.

image

Observar que existe a aparência denominada “Representação de padrão de furos”. Arraste o a aparência sobre a face a ser perfurada. Com isso, será iniciado o Property Manager para a representação de padrão de preenchimento.

image

Com isso, algumas etapas serão necessárias:

image

Em primeiro lugar, será necessário definir a face a ser preenchida com o padrão de furos. Este recurso via realview não possui suporte a definição de afastamento de furos em relação a uma borda do modelo. Para tal, será necessário definir uma divisão de faces via divisão de faces. Coisa simples mas que necessita de um pequeno cuidado.

image

Para definição do layout da furação, existem menos opções via representação de padrão mas elas se mostram muito eficientes. Basicamente teremos de selecionar o layout de furos, o espaçamento entre as entidades, ângulo de posicionamento das entidades e direção da cópia. Quando necessitarmos um layout diferenciado para posicionarmos a furação deveremos utilizar o padrão de furos e abandonar a utilização da aparência via RealView.

image

Para tal operação de representação de furação será possível utilizar apenas alguns tipos de furos previamente existentes na biblioteca do comando. Observar que não poderemos selecionar um tipo de recurso para cópia diferente do que existe na biblioteca do software. selecionando o tipo de furo, basta definir altura do mesmo e averiguar o layout com o qual passaremos a contar disposto na chapa.

Confirmando a operação poderemos observar a disposição da furação conforme a imagem abaixo.

image

Observar que a peça ficará muito leve… A furação não será processada com as faces dos furos. Esse método traz algumas desvantagens para o processamento das informações. Entre elas:

  • A furação não estará disponível para dimensionamento no ambiente de desenho;
  • Os furos não serão descontados no cálculo de peso

Mas pra quem desejar ver uma peça perfurada em um conjunto complexo é algo que vale a pena. Lembro que agora na versão 2010 do SolidWorks estará disponível um ícone no Feature Manager para a edição do recurso de furação.

image

Coloco aqui para download o exemplo da peça perfurada com este recurso de padrão aplicado.

Sds,
Kastner