Selecionar Componentes Carregados – Abrir Montagem

image Senhores,

Imaginem uma coisa, estamos com uma grande montagem para ser trabalhada e editada mas o trabalho é focado em uma determinada região do conjunto. Quanto mais componentes carregados na memória, mais lento o computador fica.

Poderemos contar com a abertura de componentes de forma seletiva. Como no exemplo da montagem abaixo. Seleciona-se o arquivo a ser aberto e aparecerão as opções para o carregamento de componentes.

Quando foi uma grande montagem, a opção “modo de grande montagem” estará habilitado mas a opção ideal para esta montagem deverá ser a opção “Visualização Rápida/Abrir Seletivo”.

image

Confira aqui destacada a opção de visualização rápida.

image

O que é a visualização rápida?

Lembro que todo arquivo de SolidWorks é composto de 3 tipos de informações:

  • A forma geométrica
  • A árvore de recursos
  • As propriedades de arquivos

Quando a opção Visualização Rápida é marcada apenas a forma geométrica do modelo é carregada e as outras informações são desconsideradas. Com isso, o modelo é exibido instantaneamente na tela.

A opção visualização rápida é um dos benefícios com os quais contamos pelo solidWorks conter arquivos grandes. Muita gente me questiona, porque o arquivo do SolidWorks é tão grande? A resposta é simples, para ganhar desempenho em processamento de informações rápidas.

Com isso, basta sair selecionando os componentes a serem carregados na memória por janela ou manter o Crtl pressionado para clicar sobre vários componentes. Após selecionar todos os componentes, basta clicar na opção Abrir na janela de seleção.

image

Com poucos componentes selecionados, a montagem é atualizada rapidamente assim como gerenciada facilmente.

image

O mais legal é que os componentes que permanecem visíveis continuam com os posicionamentos carregados. Coisa simples de ser manipulada.

Se eu esquecer de selecionar algum componente a ser modificado ou desejar selecionar outra entidade?

Caso esquecer de selecionar algum componente a ser carregado, poderemos fazer duas opções de trabalho.

  • Selecionar os componentes a serem visualizados na árvore e tornar os mesmos visíveis. No momento em que esta operação for executada, o componente será carregado na memória.
  • Para múltiplos componentes, é legal utilizar o comando “exibir componentes ocultos”.

image

Ao clicarmos sobre os componentes eles acabam sendo eliminados da seleção de componentes ocultos. Quando terminarmos de selecionar os componentes a serem carregados, basta selecionar a opção “Sair exibição de ocultos”.

image

Quanto mais componentes selecionados, maior será o tempo de carregamento dos arquivos. É extremamente importante apenas carregar o que é necessário para que a montagem tenha um desempenho tolerável.

Quando terminarmos as edições, poderemos tornar todos os componentes visíveis.

Sds,
Kastner