CSWP Weldments – Prova de Soldagens

image Senhores,

Ontem no final da tarde fiz mais uma prova de certificação da SolidWorks, agora sou um profissional certificado em SolidWorks como especialista em Weldments. Vou fazer algumas reflexões sobre o assunto agora aqui no Blog.

Em primeiro lugar, o ambiente de Weldments que é conhecido como Soldagens em português é voltado para elementos estruturais e não a criação da solda propriamente dita. Existe a possibilidade de inserirmos um cordão de solda para representar o filete dos elementos que estamos criando na estrutura mas novamente, este não é o foco da prova.

O que envolve a prova?

  • Criação do Perfil de elemento estrutural

A prova começa com a obrigação de criarmos a nossa própria biblioteca de perfis que teremos de utilizar para a execução das questões seguintes. Para isso o usuário deverá conhecer o método de criação dos perfis,

Alem de criar, recomendo que utilize as mesmas denominações de perfis que a prova sugere para que não se percam nas etapas posteriores.

É importante o usuário saber armazenar os perfis de maneira apropriada em diretórios de soldagens reconhecidos pelas opções do programa.

  • Criação de estruturas básicas

São dados os arquivos de peças com esboços 2d e 3d em que o usuário tem de criar a estrutura com os perfis que foram criados para a prova. Se alguem se atrapalhar com a criação do perfil, essa etapa posterior não será executada de forma adequada.

  • Detalhamento de estruturas

Será fornecida uma estrutura pronta onde existirão questões sobre a criação de um arquivo de desenho para a mesma e o gerenciamento da lista de corte.

  • Criação de uma estrutura por uma imagem

Serão dadas várias imagens e com elas o usuário deverá construir um esboço 3D com as dimensões que são fornecidas. Todo cuidado é pouco. E, novamente, os perfis criados e dispostos na biblioteca serão utilizados para a criação da estrutura com o Esboço 3d fornecido.

  • Modificação de uma estrutura

Será fornecido um esboço em que a pessoa deverá criar uma estrutura simples e responder algumas questões relativas a ela. O mais interessante é realizar as modificações no esboço fornecido para criar mais uma estrutura com novas informações

Inclusive isso me lembrou um Tweet que eu vi ontem no Twitter.

image

A modificação é simples para quem conhece soldagens.

  • Modificação de cantos

Nas estruturas será muito importante conhecer como aplicar os tratamentos de canto corretamente. Recomendo que olhem muito o que existe em todo o Solidworks sobre o assunto.

Senhores,

Não escrevi nada de grandes coisas tudo encontra-se disponível no link disponível aqui abaixo.

http://www.solidworks.com/sw/support/8539_ENU_HTML.htm

O que eu peço que todos tenham cuidado é para não se perderem no tempo. Se for o caso, logo que iniciarem a prova olhem todas as questões para ver como a prova funciona.

Acredito eu que ela encontra-se apenas em inglês mas em breve esta será traduzida para o português de uma forma aceitável e entendível.

Pra quem estiver afim de passar, recomendo os treinamentos da SKA para esta área de conhecimento. Ele está sendo reformulado para que os alunos ganhem mais conhecimento nesta área de aplicação do SolidWorks. A prova nada mais é que a aplicação do que é visto em treinamentos. Clique no link abaixo para mais informações.

Site da SKA – http://www.ska.com.br/

Como comprar a certificação?

Coloco aqui abaixo apenas os outros links do blog para que os mesmos possam serem consultados.

http://www.kastner.com.br/2009/06/compra-de-certificacoes-vamos-as.html

Ok,

Aqui eu encerro o post de hoje mas deixo o meu resultado na prova.

image

Sds,
Kastner