Novidades sobre o SolidWorks

Senhores!!!

Eu vi algo que me chocou até agora!!!

Estou aterrorizado com o que eu vi…

Acreditem que teremos muitas novidades com para o SolidWorks nos próximos anos.

Em primeiro lugar.. Poderemos contar com o SolidWorks na nuvem. Ele passará a funcionar como se fosse um serviço. E o acessaremos pela internet de qualquer lugar a qualquer momento de forma simples e rápida. Já que o produto estará na nuvem, podem acreditar que a aplicação poderá ser acessada de qualquer máquina e o mais interessante é que independe de sistema operacional… Isso mesmo… Sem contar com uma obrigatoriedade de ser Windows.

Eu vi uma apresentação na general Session de hoje pela manhã do SolidWorks em diversas plataformas como Windows, MAC, Linux e Ipod. Senhores, ele será muito simples de manipular e as novidades que estão vindo são totalmente diferentes do que conhecemos atualmente como um Cad normal. Absolutamente tudo está na nuvem… Em princípio o projeto poderá ser iniciado em minha estação de trabalho e a continuidade do mesmo ocorrerá por um iphone com acesso a internet 3G. Teve uma hora que mostraram uma cena em que um usuário estava em casa utilizando o SolidWorks sentado no sofá em que me lembrei da propaganda da LG time machine.

Falando em Hardware… Eu vi o SolidWorks sendo processado em um Netbook. Acho que o post que fiz a poucos dias aqui no Blog define esta situação perfeitamente. O processamento de imagens será feito por servidores em algum lugar do planeta do qual não precisamos saber a sua localização perfeita.

http://www.kastner.com.br/2010/01/andando-nas-nuvens-servicos-de-internet.html

Ok… O mais engraçado é que a renderização do SolidWorks deixará de ser pelo RealView mas será feita pelo PhotoView em tempo real.

Como os dados estarão armazenados na nuvem… Tudo o que for executado será instantaneamente salvo. Caso a internet caia no meio do processo ou exista um problema no computador, o arquivo será salvo instantaneamente pelo serviço de internet. Senhores tudo parece funcionar bem.

Tudo estará na internet. O Solidworks será integrado com o 3d Content Central… A biblioteca dele e do 3D content central serão únicas onde inclusive poderemos contar com estatísticas do arquivo armazenado na Web em tempo real.

Eu vi eles desenhando com o CAD. Todo o método de trabalho me lembrou os vídeos de Solidedge ou Catia V6. A edição de arquivos é direta. Modelagem em contexto ou em peças serão coisas únicas. Senhores, acreditem que o método como trabalhamos hoje poderá mudar. Quando eu vi os usuários esboçando as geometrias 2D eles misturavam comandos de esboço com uma biblioteca de geometrias similar ao Design Clipart que existe no SolidWorks desde a versão 2008. Com os dados armazenados na Web tudo tende a funcionar pois o servidor será encarregado de indexar os arquivos e não o nosso computador.

Essas novidades não são para o SolidWorks 2011. Isso são tecnologias novas em que um time secreto da SolidWorks passou 3 anos desenvolvendo e envolvido no assunto. Eles terão de planejar e estruturar política de vendas e montar as fazendas de processamento de dados que não são baratas. Foram prometidas muitas novidades interessantes para o SolidWorks 2011 que veremos na quarta-feira. Quem viver verá.. E eu escreverei para todos aqui no Blog mas eu não posso tirar fotos da General Session.

Podem ser que muitas coisas saiam deste projeto e outras fiquem mas acreditem… Computação na nuvem tende a ser o futuro de qualquer implantação. Vamos esperar o tempo passar e ver o que teremos a nossa disposição.

Sds,
Kastner