Assistente de perfuração – Parte 3 – Faces cilíndricas

imageCaros,

Agora desejo fazer um post sobre o assistente de perfuração aplicado em faces cilíndricas. Muitas pessoas acham que isso é muito difícil ou não é possível. Nada disso é realidade e poderemos contornar isso facilmente com recursos de esboço 3d no SolidWorks.

Acompanhem o post abaixo

A primeira coisa é possuir uma peça com face cilíndrica para posicionamento da furação. Neste caso utilizarei um cilindro padrão, simples e sem maiores complicações.

image

imagePra facilitar, selecione a face cilíndrica onde será posicionado o assistente de perfuração e inicialize o recurso. Com ele, todos os parâmetros de seleção de tamanho de furo se mantem igual ao assistente de perfuração aplicado em peças de faces planas.

Depois o posicionamento dele que é mais complexo devido a existência de 3 eixos de posicionamento e não mais apenas 2.

A primeira coisa a ser feita é dimensionar a altura em relação a uma face plana, como a superior. Faces esféricas ou arestas não são muito bom assimiladas.

image

Posteriormente, pode-se sem o comando de dimensão, deve-se selecionar um plano de referência da árvore mais o ponto de posicionamento do furo.

image

Com isso, pode-se informar a relação no plano.

Existem outros métodos para posicionamento em faces cilíndricas mas merece mais uma pouco de atenção do usuário para que isso ocorra de forma eficiente.

Sds,
Kastner