Porta Molde – Equações – Aprimoramento

image Senhores

Segue a minha sina em fazer o porta molde aqui no Blog. Vou passar hoje os métodos de parametrização e controle das entidades por equações. Esse método chega a ser uma alternativa para quem não deseja utilizar o DriveWorksXpress. Vale a pena conferir.

Em primeiro lugar, vale a pena conferie o post de ontem sobre o assunto.

http://www.kastner.com.br/2010/03/porta-molde-com-o-solidworks-inicio.html

Parte 4 – Definição de larguras e comprimento

Esse vídeo descreve a criação de parâmetros para largura de placas e comprimento das entidades. Tudo é bem manual e é apenas criar parâmetros e digitar eles manualmente. O SolidWorks poderia ter alguns recursos similares ao Dotnet para que as variaveis aparecessem com uma prévia.

Parte 5 – Alturas das placas

A Altura das placas é inserida manualmente com parâmetros. Não sei por qual razão mas não consigo utilização o botão “Editar todos” para a inserção dos parâmetros. Para o caso das alturas eu insiro um a um manualmente. Com o botão “Editar todos” ocorre um erro não especificado.

Parte 6 – Interligação dos parâmetros com as equações

Com todos os parâmetros criados, basta selecionar as cotas que serão controladas e interligar as mesmas com as variáveis de equação. O Processo é extremamente simples e rápido de ser executado. Basta selecionar a dimensão, editar a mesma e selecionar a opção adicionar equação. Lembro que para isso ser feito com sucesso a opção Instant 3D deverá estar desmarcada.

Download modelo

Para que tudo seja executado com sucesso conforme todos os vídeos é obrigatória a utilização do SolidWorks 2010. Não vou comentar se alguem me perguntar da aplicação em SolidWorks 2009 pois não uso ele a quase 6 meses… O tempo passa e a versão 2009 virou passado para este blogueiro.

Segue o arquivo aqui abaixo com todas as equações já executadas.

Quem desejar o modelo sem equações, procure o post anterior.

Conclusões

Devo continuar a série de posts essa semana descrevendo

  • Criação de furação
  • Estados de Exibição
  • Utilização do Configuration Publisher
  • Detalhamento das entidades

Sds,
Kastner