O fim do Windows XP está próximo

Senhores,

Cada dia mais se aproxima o fim do Windows XP nos lares e empresas pelo mundo. Hoje quem compra um computador com este falido sistema operacional? Quem ainda se prende a ele? Quais são os argumentos para que ele seja instalado?


Interface

Muitas pessoas tem dificuldades de se adaptar com as novas interfaces dos sistemas operacionais que estão sendo lançados no mercado. Windows Vista já possuiu muitos avanços e o Windows 7 possuiu mais novidades ainda. Com todas as novidades dos sistemas operacionais não é em um ou dois minutos que os usuários estarão utilizando os recursos do sistema operacional naturalmente

Desempenho

Se pensarmos que o motivo de não efetuarmos a mudança para um novo sistema operacional é o desempenho, realmente não sairemos do lugar. Vamos comparar com o SolidWorks nos últimos anos… Qual SolidWorks é o mais rápido?

  • 2007?
  • 2008?

Os avanços que foram implementados no SolidWorks 2008 trouxeram muita agilidade em seleções instantâneas aos usuários mas ele necessitava processar muitas coisas que não existiam no SolidWorks 2007. Por consequência, o processamento necessário para uma boa performance do Software teve de ser elevado.

A mesma coisa ocorre com os sistmas operacionais pois existem pesquisas, exibição de Widgets com imagens, previsão do tempo, Google Reader… Naturalmente estes Widgets que antes não existiam passaram a serem somados no tempo de processamento e inicialização do sistema operacional. Com isso, qual sistema operacional teoricamente é o mais rápido?

  • XP?
  • Vista?

Hardware

Hardware ainda é o coração das máquinas e tudo está passando por ali. Quanto mais recursos um sistema operacional possui maior a qualidade do hardware que deverá ser instalado. De nada adianta colocar um novo sistema sem a atualização do motor de sua estação de trabalho.

Comparo a atualização de um sistema operacional e manter um hardware antigo a tentar transportar muita coisa em um veículo de pouca potência.

Portanto, de nada adianta simplesmente trocar o sistema operacional e sair gritando aos quatro ventos que ele é lento. Quem buscar reportagens na internet poderá constatar que o Windows XP também foi muito criticado na ocasião de seu lançamento por demandar uma atualização de Hardware. Juro que quando trabalhei em uma estação de trabalho com 128mb de RAM com o XP instalado não eram os meus melhores dias de sono.

Portanto, atualização de Hardware é algo que sempre deverá ser considerado assim como consideramos troca de equipamentos da casa ou compra de carro novo.

Novos dispositivos de hardware possuirão

Processadores de múltiplos núcleos

Algumas coisas que escreverei aqui ficará muito na esfera do achismo e coisas que vivenciei a alguns anos no passado. Quando o Windows XP foi lançado o Pentium 4 estava chegando quase na mesma época. Se eu não me engano o processador foi lançado antes do sistema operacional. Portanto, o sistema operacional já nasceu adaptado ao hardware existente no mercado. Nos últimos anos muitos processadores nasceram e foram lançados.

  • Pentium M
  • Core Duo
  • Core Quad
  • Core 2 Duo
  • Pentium HT
  • Core i5
  • Core i7

Listei apenas alguns dos nomes de processadores dos quais ouvimos falar nos últimos anos. Pelo que pouco entendo, o sistema operacional tem que se adaptar ao funcionamento do Hardware assim como os softwares. Processadores de múltiplos núcleos existiam a alguns anos quando a SolidWorks começou a aprimorar seriamente a utilização deles na versão 2009. Sistemas operacionais também tem de saber interpretar os recursos do harware existente. Portanto os sistemas operacionais que nascem posteriormente ao hardware, acredito eu, que estão melhor adaptados as soluções existentes no mercado.

Programas desenvolvidos

Os programas que estão surgindo no mercado, aos poucos não serão mais compatibilizados com o velho sistema operacional. Sempre que existe um recurso novo de interface do sistema operacional novo os aplicativos poderão usufruir dele naturalmente ou possuir algo adaptado para os mesmos.

Se alguem diz que todos os desenvolvedores deveriam continuar prestando atenção a desenvolver para Windows XP, posso ir mais longe e pedir que voltem a desenvolver para o Windows 2000. Nem o Internet Explorer 8.0 ou superior é compatível com o Windows 2000, com isso não se consegue instalar o MSN atual ou acessar sites com tecnologias atuais. Manter sistema operacional atualizado significa manter contato literalmente com o mundo.

Programas antigos

Uma vez que o sistema operacional for atualizado, uma série de questionamentos sobre os programas existentes terão de serem levantados.

  • Quais programas serão compatíveis com os novos sistemas ope
  • racionais?
  • Quais programas não serão compatíveis com o sistema opercional
  • Os programas não compatíveis possuem uma versão diferenciada que pode ser instalada no novo sistema operacional?
  • O hardware instalado possuem versões de drivers compatíveis com o sistema operacional?

O mais complexo mesmo é a existência de drivers para hardware antigo. Imaginem o caso de uma placa de som bacana que foi comprada a alguns anos. Inicialmente existiam drivers para o sistema operacional existente. O que obriga o desenvolvedor do hardware a lançar o driver compatível para o novo sistema operacional se o item nem mais é vendido?

Tudo é uma questão de cuidado que nem sempre é simples…