SolidWorks 2010 SP 3.0 está vindo… E com ele

image Senhores,

Josh Mings começou o levantar uma bandeira de irritação com uma mudança na política de atendimento aos clientes da SolidWorks e eu levanto ela ao contrário. Mesmo respondendo contrário em Português acredito que ele poderá ler e entender o que aqui está escrito com o Google translator, sei que o Matt Lorono (solidWorks Legion) costuma fazer isso para acompanhar o meu blog.

Existirá uma mudança no gerenciamento de instalações do SolidWorks e seus respectivos Service Packs. Por exemplo, futuramente quem comprou o SolidWorks e o Subscription acabou durante o SP 2.0, não será possível passar para uma versão 3.0. Isso tudo será monitorado pelo banco de dados da SolidWorks.


O que você acha? Certo? Errado?

A SolidWorks tem o direito de manter as suas políticas de atendimento ao cliente como eles entendem. Mas imaginem de uma forma, ficar lançando e desenvolvendo um Service Pack demanda uma mão de obra constante. Vou fazer uma comparação com as políticas existentes no mercado de eletrodomésticos para que todos possamos imaginar como funciona a comercialização destes itens.

Quem compra uma geladeira no site Americanas.com compra ela com uma garantia de 1 ano que é padrão para este tipo de equipamento

image

 

http://www.americanas.com.br/AcomProd/595/729250

Deixei o link para que todos possam conferir.

Em princípio, quem compra o SolidWorks já possui 1 ano de assinatura com as atualizações incluídas. É uma prática comercial muito antiga da SolidWorks. Quem desejasse o download de um service pack que foi lançado após o desenvolvimento e lançamento da versão deveria fazer o download da correção com o auxílio da sua revendedora.

Se a geladeira estragar após esse um ano de uso, a manutenção é por conta do cliente. O mesmo tem de pagar pela manutenção. Não importa se o produto ficou na caixa ou não. A responsabilidade é por conta do cliente. Para evitar maiores dores de cabeça, eu, Guilherme Kastner, quando comprei a geladeira para o meu apartamento, optei por contratar a garantia extendida que me dá direito a assistência técnica após o período nominal do fabricante.

image

A ideia da SolidWorks é transformar o Subscription em uma garantia extendida. Na prática isso já ocorria desta forma em versões anteriores. Para fazer o download do service pack era necessária a ajuda da revenda. Hoje isso estará bloqueado após o lançamento do SP 3.0 e SP 4.0 da versão 2010. Apenas terá direito a atualizações quem estiver com o subscription em dia.

Mas e se existir algo que faça o meu software parar?

Lembrem-se do exemplo recente do PhotoWorks em máquinas x64. Quando é algo muito grave que faz o software parar nunca foi política da SolidWorks deixar o cliente na mão. O Hotfix foi desenvolvido quase que imediatamente para atender os seus clientes e não entrou na categoria de Service PAck. Creio eu que tudo continuará normalmente como está.

Verifiquem aqui abaixo o que ocorreu na época

http://www.kastner.com.br/2010/01/cuidado-com-o-photoworks-em-sistemas.html

Service pack tem a ideia de aprimorar os seguintes itens:

  • Pequenos problemas de comandos que não funcionam adequadamente
  • Novos recursos que não foram incluídos no fechamento do SP 0.0
  • Aprimoramento de performance

Quem desejar isso, deverá contar com a assinatura.

É errado achar esse tipo de cobrança indevida? Se o produto que eu desenvolvo com o SolidWorks apresentar um problema, quem vai pagar? A empresa que vende o produto ou o cliente? Todas as empresas possuem a sua política de manutenção e garantia. Sempre foi assim com a SolidWorks e apenas a instalação da versão está sendo bloqueada de acordo com o contrato de assinatura, coisa que antes não acontecia.

Para quem está com a assinatura em dia não mudará absolutamente nada!!!

Pessoalmente, acredito que a SolidWorks e as revendas oferecem muitas políticas de apoio para ocs clientes manterem os softwares atualizados. Já escrevi sobre os benefícios do subscription aqui no Blog. Vale a pena conferir

http://www.kastner.com.br/2009/09/o-que-e-subscription.html

Bem…

Se alguem possui dúvidas sobre o assunto, comente aqui no espaço.

Sds,
Kastner