Chapas metálicas – Painel – SolidWorks 2010

image Senhores,

Estou criando um post sobre alguns recursos de chapas metálicas que envolve a criação de um painel com recursos de sólidos, superfícies e faces. Com todos os corpos disponíveis no final do processo será criada uma chapa metálica.

Todos os vídeos estão no Youtube.com junto ao meu perfil.

Criação do Sólido

O primeiro estágio envolve a criação de um sólido que possui a limitação das chapas laterais, superior e inferior definidas por linhas de divisão e esboço. Existiram uns pequenos erros de percurso que foram corrigidos no vídeo mesmo.

Criação das superfícies

Com o sólido definido, as chapas são criadas por um comando de offset de superfícies. Cada superfície define uma chapa metálica do painel.

Definição das chapas

Com as superfícies definidas, cada uma acaba por se tornar uma chapa metálica com o comando converter em chapas metálicas.

Correções

Uma vez que o painel tinha uma dimensão definida, a espessura da chapa acaba por aumentar o tamanho do painel. Para corrigir isso, utilizo o comando mover face para diminuir o tamanho do painel e manter os cantos das chapas da forma correta. Caso o comando converter em chapa metálica tivesse sido utilizado com a espessura indo internamente para o painel, os cantos estariam mal definidos. Vale a pena testar e averiguar os resultados.

Senhores,

Lembro que sobre este tipo de trabalho foi abordado na curva de gomos que criei aqui no blog na ocasião do lançamento do SolidWorks 2010.

http://www.kastner.com.br/2009/10/curvas-de-gomos-chapas-metalicas.html

http://www.kastner.com.br/2009/10/planificacao-de-corpos-chapas-metalicas.html

http://www.kastner.com.br/2009/10/detalhando-chapas-metalicas-solidworks.html

É isso aí… Em breve estarei com mais novidades.

Sds,
Kastner