Listas de Materiais e Vistas de montagens

image Senhores,

Costumo escrever pouco sobre detalhamento aqui no Blog e para quebrar essa ideia resolvi fazer um post diferenciado hoje. O Processo envolve várias etapas que estarão descritas nos vídeos aqui abaixo. O conteúdo do post de hoje foi sugerido por um leitor que acompanha o Blog e notou a falta de conteúdo sobre o detalhamento de montagens.


Detalhamento de montagem

A primeira coisa a ser feita é a criação de um estado de exibição para a montagem. O que eu desejo detalhar são apenas os fusos de elevação. Para isso o trabalho tem de ser feito inicialmente no arquivo do modelo. Com o estado de exibição criado, o restante dos componentes permanecem com a visualização normal.

Com isso, no ambiente de desenho, a vista possuirá o estado de exibição criado na montagem selecionado. Para que o destaque seja executado de forma correta, os componentes do fuso deverão ficar com visualização completa em sua exibição.

Para destacar o detalhamento do fuso, o tipo de linha e a espessura das mesmas dos componentes representando a estrutura são modificados. Com isso, em todas as vistas em que essa montagem for representada no arquivo de desenho, os componentes mencionados estarão simplificados.

Na inserção de lista de materiais, o trabalho é executado de forma manual. A estrutura da montagem é excluída manualmente e os fusos são controlados manualmente em suas exibições. O que ainda poderá ser feito é dissolver o fuso como item de montagem mas as quantidades de suas peças são somadas nas totalizações. Com tudo definido, basta a inserção dos balões normalmente.

Vista de montagem

Tem-se o objetivo de inserir uma vista com um corte do fuso com parte da estrutura. Para isso, é inserida uma vista frontal da montagem de forma integral. Após isso é utilizado o comando vista de “Seção de corte parcial”. Neste comando é desenhado um esboço que traça uma linha em volta da peça com o formato do recorte que será executado. Com o auxílio da vista isométrica, selecionei o meio de um dos fusos como o local de corte da vista.

Para eliminar o restante da montagem, foi utilizado o comando “Recortar Vista” que é acionado por um esbooço com o formato do recorte a ser executado. Com isso, a vista ficará definida com apenas uma porção dos componentes necessários para destaque e com uma série de vantagens

  • A vista estará totalmente integrada com a lista de materiais
  • A vista é totalmente editável

Sds,
Kastner