O pecado da maçã – Presente e futuro do SW no MAC

image Senhores,

Tenho algumas coisas para escrever para vocês sobre os produtos da Apple neste post de hoje. Coisas estão acontecendo esta semana e vão começar a agitar o mundo de CAD nos próximos dias por conta das novidades.

Todo mundo pergunta se o SolidWorks pode ser instalado em máquinas da Apple, como o Macbook pro.

image

Estas máquinas possuem uma série de diferenciais:

  • São da Apple (não precisa dizer mais que isso mas eu vou continuar)
  • São Bonitas (Dell realmente não é padrão de beleza, né?)
  • Possuem hardware de qualidade

A Apple está para a nossa época em como a empresa queridinha de nossos tempos, o hardware que todo mundo desejaria ter. Confesso que meu desejo é um iphone para blogar por ele durante os meus momentos de viagens. Num futuro quero navegar nos meus momentos de folga usando um iPad.

A grande sacada, por muito tempo, foi a Apple manter o seu próprio sistema operacional, com programas destinados para ele. Grandes empresas investiram como parceiras deles como a Adobe com versão do Photoshop para MAC OS X. O sistema operacional deles é baseado em janelas também, quem é usuário de Windows tem uma adaptação simples.Abaixo segue uma imagem da área de trabalho do sistema operacional.

image

O sistema operacional da Apple possui algumas vantagens em relação o concorrente da Microsoft.

  • Estabilidade
  • Interface
  • Facilidade de uso
  • Menos vulnerabilidade a ataques pois os vírus mais comuns são desenvolvidos para o Sistema Operacional da Microsoft.

O ponto principal é que hoje os softwares da Apple não possuem compatibilidade com o SolidWorks. Basta analisar os requerimentos de sistema de nosso aplicativo CAD.

http://www.kastner.com.br/2009/01/requerimentos-do-sistema-solidworks.html

Se averiguarmos, apenas Windows encontra-se na lista dos sistemas operacionais suportados. Uma vez meu post é muito antigo, quase 18 meses de idade, vou entrar hoje no site da SolidWorks e pegar a tela com os sistemas operacionais.

image

Agora, instalar o Windows no em um MACBOOK ou em qualquer micro da apple chega a ser um pecado conforme imagem abaixo

image 

Isso chega a ser um pecado mesmo, quem investe em um hardware Apple investe em tudo o que ele pode lhe trazer de benefícios. Mas mesmo para quem instala o Windows em uma máquina Apple não possui suporte garantido pela SolidWorks. Vocês podem averiguar isso na mesma página de requerimentos do software mas eu coloco uma imagem com o texto aqui abaixo

image

Não quer dizer que o SolidWorks não funcionará em uma máquina da Apple executando via Windows mas apenas a corporação não fornece suporte técnico em caso de problemas. Inclusive sei que muitos funcionários da SolidWorks utilizam máquinas da Apple.

Futuro – Surpresas a caminho

Não acredito que o SolidWorks como o conhecemos hoje, um dia suportará Máquinas da Apple mas no futuro isso será possível com a versão que será executada na nuvem. Esta versão independerá de uma série de fatores

  • Sistema operacional
  • Hardware instalado
  • Placa de vídeo

Coloco aqui uma imagem para que todos possam averiguar o que vi para o SolidWorks na nuvem. Aqui todos poderão ver o link com todos os meus pareceres sobre o novo aplicativo.

http://www.kastner.com.br/2010/02/novidades-sobre-o-solidworks.html

Aqui segue uma imagem de um funcionário da SolidWorks utilizando um MAC para a demonstração do SolidWorks na nuvem.

DSCN0192

Segue uma imagem em que são demonstradas as plataformas para as quais a SolidWorks planeja suportar o novo software.

DSCN0191

Lembro que isso não é algo que será lançado daqui a 1 ou 2 anos mas para 5 anos ou mais… Mas segue uma imagem do aplicativo sendo executado no MAC OS X.

DSCN0204

Senhores, a SolidWorks vai evoluir… Quem tirou essas fotos que estão vendo fui eu pessoalmente. Estava na área de imprensa do solidworks World. Preferi publicar essa imagem já que o Ralph Grabowski também publicou algo em seu blog, o Worldcadaccess.com.

http://worldcadaccess.typepad.com/blog/2010/02/swwx-photo-albumn.html

Espero que vejam que isso é algo a médio, longo prazo que a SolidWorks pretende implementar.

Sds,
Kastner