SolidWorks 2D Editor – Agora vai?

image Senhores,

Pra quem é usuário de SolidWorks depois de anos de trabalho com arquivos DWG’s do seu antigo software de projetos, sempre existe a insegurança de como fazer a manipulação dos arquivos antigos, chamados de arquivos legados. Existem situações em que as empresas possuem 15 anos de trabalho em DWG… O que fazer com isso?

A SolidWorks com na versão 2010 SP3.0 do seu CAD substituiu o antigo DWG Editor por um software chamado SolidWorks 2D Editor. Na prática é a mesma coisa

Todos os recursos de um CAD 2D permanecem intactos como:

  • Linhas
  • Aparar
  • Extender
  • Manipulação de blocos
  • Extender

Segue aqui uma imagem do Splash Screen do SolidWorks 2D editor

image

Segue aqui abaixo uma imagem do programa em funcionamento

image

Em princípio ele é igual ao produto anterior. O Download da ferramenta não é executado com o SolidWorks 2010 SP 3.0. Ele tem de ser feito em separado. Escrevi sobre isso no Post de ontem aqui no Blog.

http://www.kastner.com.br/2010/05/solidworks-2010-sp-30-novidades.html

Por que a SolidWorks cria esse CAD 2D?

Isso é devido a evolução dos sitemas operacionais e dos computadores. Quem desejar instalar um Windows 7, por exemplo, não possuirá suporte a AutoCAD 2009 ou anteriores, conforme colocarei em link aqui abaixo.

http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/ps/dl/item?siteID=123112&id=14056350&linkID=9240617

Não quer dizer que o AutoCAD 2009 não funcione neste sistema operacional mas a própria Autodesk lavou as suas mãos para o assunto. A SolidWorks apenas faz um esforço para que os seus clientes se mantenham fieis a uma única fornecedora de softwares. Sem necessidade de outros gastos. O SolidWorks 2D Editor é simplesmente, como seu nome mesmo diz, um editor de arquivos DWG’s. Ninguem deseja que os projetos se mantenham sendo criados em DWG. A SolidWorks apenas quer que os usuários consigam abrir os seus arquivos, acrescentar linhas, modificar textos e fazer outras modificações básicas.

Vale a pena conferir. Comentem e testem a solução.

Lembro que já escrevi sobre as soluções de DWG da SolidWorks a muito tempo aqui no Blog

http://www.kastner.com.br/2009/04/dwg-series-dwg-novo-sem-autocad-novo.html

Sds,
Kastner