Connectify – Compartilhando internet via Wireless

image Senhores,

O post de hoje é sobre um programinha que já salvou a minha pele esta semana em uma vinda minha a cliente em conjunto com um colega de SKA. Apenas eu estava com conexão a internet via 3G, enquanto ele não estava com isso. A rede Wireless do cliente não estava disponível para nosso uso assim como a rede por cabo também não. Então, eis que surge o Connectify para nos ajudar.


O lema do aplicativo transformar todo laptop com Windows 7 e com conexão a internet em um Hotspot.

É importante notar que a internet pode ser compartilhada apenas por máquinas com Windows 7 mesmo… Não me perguntem se roda em Vista ou no FALECIDO XP… Eu fui claro.

O primeiro passo é realizar o download do arquivo de instalação do programa no site do desenvolvedor.

http://www.connectify.me/

Com ele instalado, deve-se iniciar a ferramenta e utilizar o assistente de configuração simplificada. Com isso, acabamos por executar na máquina provedora de internet a definição dos seguintes parâmetros

  • Nome da rede Wi-fi que será criada
  • Uma senha de acesso para os usuários
  • E qual conexão do micro servidor que será compartilhada com os outros usuários

image

Em meu exemplo, eu selecionei a conexão local 2 e compartilhei via Wireless com todos os usuários na rede Kastner. Sendo que a máquina servidora criou uma rede nova, qualquer dispositivo poderá se conectar a ela, como:

  • Laptops
  • Video Games
  • Ipods e ipads
  • Celulares

Será uma rede Wi-fi como qualquer outra para quem não tem um roteador como opção de compartilhamento de internet. Isso serve em outras situações como em hotéis que possuem somente rede via cabo e apenas 1 ponto para todo mundo que se hospede no quarto. Conecte 1 micro na internet e o outro poderá passar a internet para os outros hóspedes. Simples, né?

Sds,
Kastner