Panes no SolidWorks – Parte 2 – Sistema

Senhores,

Para instabilidade tem uma coisa que o Vander comentou aqui no Blog ainda hoje, o sistema operacional pode sim trazer problemas de performance para o SolidWorks. Existem várias possíveis problemáticas e gostaria de explanar algumas delas com vocês leitores.


Sistema operacional desatualizado

Não é só o SolidWorks que possui atualizações frequentes, o sistema operacional também possui pacotes de correção constantemente. Acreditem que isso é mesmo algo crucial em nosso dia a dia. Um rotina de atualização é algo sempre muito importante por uma série de fatores.

Placas de vídeo

Placas de vídeo por si só já são um problema para o SolidWorks. Mas isso não é somente para o nosso software Cad. Os requerimentos de sistema são os mesmos para qualquer software concorrente. Observar o que já escrevi sobre o assunto aqui no Blog

http://www.kastner.com.br/2009/01/placas-de-vdeo-hardware-solidworks.html

Basicamente, o site da SolidWorks apresenta o Hardware que tem de ser instalado e o driver adequado para ele. Observar o meu exemplo de aplicação do Laptop Dell M4400 com a placa de vídeo Quadro FX 770M executando em Windows 7 64 bits

image

É importante observar se o Driver instalado é o homologado pela SolidWorks nas propriedades de Hardware do sistema operacional.

image

Para quem tem desejo de comprar uma placa de vídeo, a SKA está comercializando alguns modelos que são compatíveis com Desktops. Confiram no site

http://www.ska.com.br/produtos/index/13/placa_de_video

Placas de vídeo não homologadas

Geralmente ter uma placa de vídeo não homologada é um grande problema mesmo. Não pensem que os concorrentes são diferentes… Tudo é muito similar mesmo quem tiver dúvidas, pode pesquisar… E a forma como os softwares reagem sem o hardware adequado reagem são muito similares, panes.

Pra quem desejar observar os requerimentos de Hardware de nossos concorrentes, aqui vai a lista

Requerimentos de Hardware Solid Edge

Placas de vídeo Solid Edge

Requerimentos de Hardware Autodesk Inventor

Vai que infelizmente eu não seja um Eike Batista, não tenha como desfrutar de sua vida, as mordominas dele nem dinheiro para uma boa placa de vídeo.

image

Se eu for um desafortunado infeliz sem uma placa de vídeo, terei de fazer a manutenção da mesma e fazer os seguintes procedimentos:

  • Descobrir o desenvolvedor e modelo da placa de vídeo
  • Investigar qual o meu sistema operacional (Versão do Windows, 32 ou 64 bits)
  • Acessar o site da forncedora da placa de vídeo
  • Executar o download do driver mais recente para o meu sistema operacional
  • Instalar o instalador do software

Se o driver instalado acabar não se comportando de forma adequada, deveremos executar o download de uma versão mais antiga do mesmo e averiguar qual será o comportamento do hardware. Não me perguntem o Hardware mais adequado para cada placa de vídeo, afinal eu não testo isso… Lamento. E para placas não homologadas, a SolidWorks também não divulga os resultados.

Em resumo, temos de testar para superar este problema e buscar uma maior estabilidade do aplicativo.

Manutenção do Sistema

Sempre é importante manter o sistema operacional como um todo realizando uma série de rotinas

  • Mantendo todos os softwares atualizados
    • Windows Media Player
    • Firefox
    • Winamp
  • Limpando arquivos temporários do sistema operacional
  • Removeno programas desnecessários do computador

Sei de muitas empresas que bloqueiam os usuários no acesso a seus computadores para instalação e remoção de softwares para diminuir a necessidade de serviços de TI. Isso acaba dificultando a instalação do SolidWorks mas impede que os usuários façam bobagem.

Conclusões

A série vai continuar…

Quem viver verá

Sds,
Kastner