Panes no SolidWorks – Parte 3 – Hardware

Senhores,

Estamos avançando mais uma passo em nossas investigações de panes no SolidWorks. Existe um passo que muitas vezes acabamos por negligenciar, a manutenção do hardware com qualidade. Muitas coisas poderão causar uma má qualidade do hardware


Problemas com fontes

A fonte de um computador é o principal componente e geralmente é um dos quais com que dispensamos menor preocupação. A fonte é reponsável por converter uma corrente alternada de 110 ou 220V, garacterísticas de geradores baseados em eletromagnetismo em uma tensão contícua de 12v, similar a baterias e pilhas mas com uma capacidade bastante elevada.

image

O principal de levarmos em conta é que existe uma grande dissipação de calor pois filtrar uma corrente alternada, transformar uma tensão e fazer a filtragem da energia. Segue abaixo um gráfico representando a curva de corrente alternada ao longo do tempo.

image

Abaixo segue um gráfico de representação de corrente contínua, onde a tensão segue de forma constante ao longo do tempo.

image

Só não reparem as unidades utilizadas nestes gráficos que achei na internet. Eu modificaria a representação do eixo Y para U(V)

Essa filtragem acaba demandando uma dispersão de energia muito forte e o sistema de refrigeração acaba por ficar comprometido se existir uma contaminação muito forte com poeira, acaba por prejudicar uma série de fatores

  • Capacidade de potência da fonte
  • Qualidade no sinal da saída
  • Funcionamento de todo o computador ligado a fonte

As vezes nem existe a problemática de poeira no computador mas os equipamentos como placa de vídeo, HDs , processadores ou outros acabam queimando. Isso ocorre pela falta de qualidade da energia de alimentação do conjunto, com isso, todos os softwares que dependem de performance do computador acabam prejudicados.

Por que existem fontes com mesmas características nominais com preços tão distintos? Isso porque o hardware necessita de confiabilidade, qualidade. Por isso que a Solidworks acaba recomendando estações de trabalho completas como as da Dell pois todo o sistema é confiável.

Processadores

Uma coisa muito comum nos processadores é o problema de aquecimento dos mesmos e várias coisas podem prejudicar os seus funcionamentos. O mais comum mesmo é aquecimento demasiado mesmo e, com isso, causar travamento dos aplicativos e até mesmo do computador…

Portanto… Não é o SolidWorks mas sim um processador de má qualidade.

Quem está com interesse em ler mais sobre problemas de processadores deve clicar no link abaixo

http://www.guiadohardware.net/artigos/defeitos-processador/

Placas de vídeo

A placa de vídeo possui algumas características especiais. No post anterior desta série eu mencionei muito sobre a aquisição de um hardware homologado e também sobre o gerenciamento dos softwares para a mesma.

São coisas simples mas fazem muita diferente…

Ela possui um cooler próprio, assim como um dissipador de calor e também um processador. Vale a penas procurar mais situações adequadas.

Quedas seguidas do CAD mesmo com hardware homologado podem representar falta de manutenção dos componentes físicos

Conclusões

A série ainda continua

Sds,
Kastner