Panes no SolidWorks – Parte 4 – Instalação

Senhores,

Estive ausente por alguns motivos pessoais mas volto aqui para comentar mais sobre problemas na instalação do SolidWorks que possam causar erros e panes na execução do software.

Eu já escrevi um bocado sobre o gerenciador de instalações do SolidWorks conforme descrito aqui abaixo

http://www.kastner.com.br/2009/05/gerenciador-de-instalacoes-parte-1.html

http://www.kastner.com.br/2009/05/gerenciador-de-instalacoes-parte-2.html

http://www.kastner.com.br/2009/05/gerenciador-de-instalacoes-parte-3.html

http://www.kastner.com.br/2009/05/gerenciador-de-instalacoes-parte-4-o.html

Para a instalação do SolidWorks ainda escrevi sobre isso em um post específico.

http://www.kastner.com.br/2009/10/instalacao-solidworks-2010-sem-dvd.html

Recomendo que leiam os posts acima mas é importante lembrar como era a vida sem o gerenciador de instalações. Os usuários eram obrigados a atualizar o SolidWorks e todos os suplementos como o simulation e o PDM manualmente. O mais intrigante é lembrar que a pouco tempo o Help do Solidworks também demandava uma atualização em separada. Tudo exigia o download em separado mesmo.

Lembrem-se que o SolidWorks quando possui uma atualização, muitas ferramentas novas surgem ou são reformuladas conforme descrito em posts anteriores que fiz sobre o lançamento de SP’s.

http://www.kastner.com.br/2010/01/solidworks-2010-sp2-lancado.html

http://www.kastner.com.br/2009/03/solidworks-2009-sp-30.html

Com isso, manter o Help parcialmente atualizado se torna um saco mesmo… Se existem funções novas tudo deverá se manter atualizado, inclusive a documentação.

Por experiência sei que o SolidWorks sofre severas alterações de uma versão para outra, mesmo em service packs. As vezes uma funcionalidade deixa de comportar como esperávamos e o programa apresenta panes. Existem muitas pessoas que contam com a utilização de mouses tridimensionais como o Space Navigator ou Space Pilot Pro mas eles possuem drivers específicos para as versões do SolidWorks. Sempre que existir a atualização do SolidWorks, deve-se averiguar versão compatível para o mesmo.

Mas isso não ocorre somente com os mouses mas com todos os programas parceiros do SolidWorks como:

  • SolidWorks Enterprise PDM
  • Bluecielo Meridian
  • Imold
  • Logopress
  • Solidcam
  • Placas de vídeo

Não é só instalar o SolidWorks mas sempre ter a certeza de que eles funcionarão corretamente. Para isso, deve-se sempre manter contato com os desenvolvedores e suporte técnico dos produtos para ver como as versões dos mesmos são suportadas.

Hoje no SolidWorks tudo está automatizado mas deveremos sempre cuidar com o que é relacionado a ele pois a instabilidade destes itens poderá ocasionar em falhas do software de projetos.

Sds,
Kastner