Concorrência aqui no Blog – Meu parecer

image Senhores,

Sempre me mantive numa linha quanto a concorrência aqui no Blog e sempre tive um grande cuidado no que escrevo. Afinal, tenho milhares de pessoas todos os meses lendo aqui e procurando informações. Não é a toa que os acessos não param de crescer mas tenho de manter uma linha para não ofender ninguem e não me comprometer em uma área que eu realmente posso não ter conhecimento pleno.


Minha história

Entrei no mundo de softwares de projetos tridimensionais com a SKA Automação de Engenharias, revenda de softwares onde trabalho até hoje. Estou na empresa a quase 6 anos. Trabalhávamos com uma outra família de produtos até que a empresa optou pela mudança para a família de produtos SolidWorks.

Então, para quem não sabe, já trabalhei com outros softwares a não ser o SolidWorks, sim. Eu poderia opinar o que conheço mas não acho isso respeitoso… A pessoa tem que fazer a decisão ao natural, por uma série de fatores:

  • Acreditar que o software que está sendo oferecido atende o necessário
  • A desenvolvedora do software é confiável e possui uma estabilidade financeira
  • O representante de software deverá contar uma equipe de apoio que acabe incluindo
    • Equipe comercial que entenda as necessidades dos clientes
    • Técnicos de aplicação qualificados e com experiência
    • Time de suporte técnico com recursos para um atendimento rápido e certeiro

Chegar falando que um concorrente é melhor ou pior, é complicado e não é assim que conquistamos um novo cliente. A relação entre revenda e cliente é um compromisso uma vez que no software de projetos está a vida da empresa, ou seja, o desenvolvimento dos seus produtos.

Acontecimentos

Sei de muitas pessoas que trabalham em empresas que vendem o software da concorrência que sempre estão lendo o blog. Poderia citar nomes… O mais engraçado é que eles trabalham com o próprio SolidWorks ou até outros softwares. Saibam que eu até me sinto meio sem graça, afinal não criei o blog para me aparecer. Hoje eu vejo o conteúdo que aqui escrevo como uma memória própria com uma série de itens

  • Links para matérias sobre o universo SolidWorks
  • Mateiriais de apresentações exclusivos
  • Vídeos com procedimentos que vi que eram extremamente úteis em meus clientes

Muitas vezes meus colegas de trabalho e clientes já me pediram conteúdo ou um determinado material e apenas solicitei para que utilizassem a ferramenta de pesquisa do blog. Acreditem, ela funciona e muito bem.

É engraçado ver vários concorrentes me encontrando em conferências da SolidWorks e pessoas que trabalham com outros softwares que me encontraram em feiras de mecânica. No início eu ficava meio perdido mas é o brasil inteiro que acessa aqui.

O mais interessante foi ter o respeito por pessoas que trabalham com softwares concorrentes me dizendo que sempre acharam legal tudo que escrevo e como escrevo. Uma vez que me tornei uma pessoa pública, como eu posso comparar o meu produto com o concorrente e depois esbarrar com ele numa boa em um hotel, aeroporto ou feira?

Ahh… Será que estou imaginando coisas demais? Olhem o mapa de acessos do blog no último mês.

image

Coisas ruins

Um dos acontecimentos mais engraçados quando mencionamos concorrência aqui no Blog foi na entrevista com o Rafael Miranda, da Basemetal. Na ocasião ele soltou um comentário:

…Antes de trabalhar com o SolidWorks eu usava o Inventor, mas não renderizava nada nele. Eu desenvolvia no Inventor e renderizava no 3D Studio Max. Comecei a trabalhar com o SolidWorks e continuei renderizando no 3D Studio Max, mas eu detestava fazer isso, o software é muito complicadinho pra trabalhar, apesar de dominar já a parte de render dele. A melhor coisa para nós projetistas é conseguir fazer tudo dentro de um só Software, e a renderização de produto no SolidWorks põem o Studio Max no chinelo.

Quem conhece o Rafael entendeu que ele não falava da qualidade de renderização do Studio Max mas sim das facilidades de se trabalhar o tempo todo definindo as informações no SolidWorks e já renderizando no PhotoView 360.

Em nenhum momento falamos que o acabamento do Studio Max é ruim mas apenas que o SolidWorks é possui uma funcionalidade extremamente fácil de se trabalhar e que nos fornece um resultado interessantíssimo.

Agora, pediria que parassem para ler os comentários que surgiram com a declaração acima no post original.

http://www.kastner.com.br/2009/09/entrevista-rafael-miranda-usuario-de.html

Agora, mesmo com a minha explicação, alguem vai ler esse post e vai tentar argumentar algo.

obs.: Qualquer coisa que mencionar o Rafael de forma negativa nos comentários será excluída sem eu nem pensar. Acreditem que isso é possível mesmo.

Coisas recentes

image Em um post em que comentava como pedíamos novidades para o SolidWorks, um amigo e leitor daqui do blog comentou que seria interessante que a corporação apenas estudasse os concorrentes para desenvolver o que eles tinham.

Aqui está o post na íntegra

http://www.kastner.com.br/2010/07/como-ajudar-melhorar-o-solidworks.html

Simplesmente copiar, não adianta. Afinal a SolidWorks sabe que nem sempre o que é bonito de se ver tem impacto real sobre os usuários. Não é tão simples, tudo demanda tempo e análise de impactos.

Poderia citar uma funcionalidade de um concorrente que prometeu revolucionar o mercado na forma de construção de peças tridimensionais. Todo mundo ouviu falar, me perguntava sobre o assunto, perguntávamos a SolidWorks quando algo parecido iria existir… O tempo passou e a poeira baixou. Hoje é fato que a maioria das pessoas que testou a funcionalidade afirma que não era tão boa assim devido as suas grandes limitações.

O que a SolidWorks fez?

Esperou o mercado estudar a ferramenta para fazer a sua análise real e ver como o barco iria andar e os usuários iriam entrar em contato fazendo as solicitações com argumentos técnicos e não meramente comerciais.

Conclusões

Falar de concorrência em um meio tão público como este blog poderia ser legal se o meu interesse fosse apenas vender. Mas o meu objetivo é ajudar a comunidade de SolidWorks e essa comunidade provar a todos porque usa as ferramentas desta desenvolvedora.

Se alguem desejar de concorrência, aqui não é o lugar… Espero que entendam que este site reflete a minha pessoa.

Sds,
Kastner