Draft Sight – Configurações

Senhores,

Ainda ontem vi algumas coisas para quem sai de um CAD 2D para outro. Existem muitas configurações que estão prontas, definidas e não desejamos ter de refazê-las. A adaptação das configurações de uma ferramenta para outra se torna o mais importante no processo.

Existem algumas coisas muito importantes que quero aqui listar


Arquivo PGP

Parece praga, vive me seguindo mas não é… Inflizmente. Todo usuário deste tipo de software configura os seus atalhos de teclado. A interface deste tipo de aplicativo geralmente não é muito boa e a utilização de vários atalhos acaba sendo aplicada.

No SolidWorks existem coisas melhores como:

Mas uma vez que estamos com este tipo de aplicativo, não teremos como trabalhar de forma diferente. O arquivo PGP é um texto formatado conforme este tipo de software em que os usuários definem as teclas de teclado para atalhos que inicializarão os comandos.

Para quem iniciar as opções do DraftSight, poderá selecionar o item de preferência dos usuários, Aliases e clicar na opção Importar.

image

Na janela de tipos de arquivos, os usuários poderão facilmente definir que estarão importando arquivos .PGP

image

Arquivos CTB – Penas prontas para impressão

Uma das maiores maluquisses que eu já vi na minha vida, acreditem… Não tem explicação. Eu já escrevi sobre a utilização e configuração de cores em desenhos aqui no Blog e a razão pela qual isso muitas vezes é importante, né?

http://www.kastner.com.br/2009/09/por-que-eu-nao-necessito-de-cores-nos.html

Ok… Para quem não leu o post e não conhece um pouco de história de softwares CAD vou tentar ajudar um pouco. A alguns anos não existia a seleção de uma linha e definir a espessura com a qual ela seria impressa. Para isso era realizado um mapeamento simples no software de projetos como descrito abaixo

  • Linha Amarela – 0.2mm de espessura
  • Linha Azul – 0.3mm de espessura
  • Linha Magenta – 0.3

Me lembro ainda que era possível definir mais atributos ainda como a cor com a qual a linha seria impressa. Felizmente os usuários mais novos nunca tiveram que passar por uma coisa dessas. E quem trabalha com SolidWorks, também não.

Porém isso era configurado e até hoje qualquer pessoa poderá configurar em seu software de arquivos 2D como o Draft Sight. O importante é armazenar estes arquivos em um local adequado e informar ao aplicativo que ele deverá reconhecer este diretório

image

Com isso, nas propriedades do arquivo DWG, pode-se definir qual CTB será utilizado para impressão.

image

Arquivos de Template

O arquivo de template para o Draft Sight é o mesmo que os seus concorrentes utilizam, o famoso DWT. O que lá é armazenado?

  • Camadas
  • Blocos previamente definidos e carregados
  • Configurações de linhas
  • Estilo de impressão
  • Aba de layout definida

Ninguem deseja reconfigurar isso novamente em seu software sendo que ele é pra ser realmente igual aos seus concorrentes, né? Baseado nisso, pode-se apenas definir o local de armazenamento dos arquivos DWT’s dos usuários para que os mesmos sejam carregados.

image

Uma coisa eu não prestei a localizar ainda, lamento… Não sei como dizer que um dos arquivos de template será o padrão para o Draft Sight. Apenas sei dizer o diretório. Não sei se ainda é uma limitação mas creio que com o tempo o problema esteja resolvido.

Outros arquivos

Ainda tem mais coisas que o Draft Sight suporta

  • Arquivos de fontes
  • Arquivos de Linhas
  • Customizações de menus
  • Customizações de hachuras

Vale a pena conferir… Afinal o Draft Sight é gratuíto.

Sds,
Kastner

  • Alexandre Abreu

    Boa tarde. Tenho o Draftsight 2016 e não estou conseguindo customizar atalhos de teclado para itens da barra de ferramentas. Por exemplo, para fazer um círculo clica-se na letra c, mas quero usar c para o comando copiar. Não estou conseguindo mais fazer essa mudança. Você poderia me ajudar? Obrigado!