Simulation – Parte 1 – Simulação Básica

Senhores,

Após alguns dias sem utilização do blog volto a ativa para a alegria de todos. Quanto mais eu vejo o tempo passar mais eu me surpreendo com o simulation. A versão 2010 integra realmente o CAD e o CAE. Quero passar aqui um tutorial básico dividido em algumas partes para que todos se sintam a vontade com o Simulation.


Criação do modelo

Quero demonstrar a utilização de uma peça padrão no SolidWorks. Um retângulo de 100 x 50 x 10mm e o material definido como AISI 1020.

image

Antes de inicializar o SolidWorks Simulation é recomendável salvar a peça em qualquer diretório de trabalho. Mas é recomendável salvar a peça…

Ativação do suplemento

Para ativar o SolidWorks Simulation, deve-se acessar o menu Ferramentas—> Suplementos e marcar a inicialização do suplemento.

image 

Início do estudo de simulação

Após isso, na barra de Status do SolidWorks, deve-se clicar com o botão direito sobre um estudo de movimento e acessar a opção de criação de um novo estudo do Simulation.

image

Deve-se nomear o estudo e ainda definir o tipo de estudo que será executado. Selecionar a opção “Estático”.

image

Depois de se criar o estudo, deve-se começar a simulação.

Simulação – Definição de parâmetros

Uma coisa que sempre me ensinaram com o SolidWorks Simulation é sempre ter em mente o que será simulado. O que desejamos analisar?

  • Pressão?
  • Força?

Como estamos fixando a peça?

  • Fixada na base?
  • Parafusada?

Qual o material que será empregado?

  • Aço
  • Alumínio
  • Depois dessas coisas, bem definidas pode-se dar início ao procedimentos de simulação.

    Esta peça vai ser fixada em uma das laterais e será tracionada pela outra lateral com uma força de 100N.

    Definição de restrições

    Todo o trabalho de fixação da peça é executado pela árvore do Simulation. Deve-se clicar com o botão direito sobre “Acessórios de fixação” e selecionar “Geometria Fixa”.

    image

    No property manager de fixações deve-se selecionar a face lateral da peça para a execução do recurso e confirma-se a execução do comando.

    image 

    Observar na árvore de simulação que a restrição criada lá está definida.

    image

    Definição da força

    Com a restrição definida, deve-se criar uma força normal a outra face lateral da peça. Para isso, na árvore de simulação deve-se clicar sobre a opção cargas externas e selecionar a opção “Força”.

    image

    No property manager de força, deve-se definir que a força é normal a face que será selecionada e definir a sua magnitude como sendo 100N.

    image

    Execução do Estudo

    Para a execução do estudo, deve-se definir manualmente o tamanho da malha ou no momento em que o estudo for executado ela é criada automaticamente com um tamanho calculado pelo software.

    Na árvore de simulação do SolidWorks, clique com o botão direito sobre o nome do estudo e selecione a opção executar.

    image 

    Com isso o software faz todas as etapas necessárias para a simulação. Salve o modelo. No próximo post será trabalhada a visualização dos resultados.

    Sds,
    Kastner