Simulation – Parte 2 – Primeiros Resultados

Senhores,

A primeira coisa depois de se fazer a primeira simulação é verificar os resultados. Existe toda a árvore de simulação e no final existem alguns gráficos já existentes que poderão serem acessados mais uma vez com duplo clique em qualquer um dos desejados.

Este tutorial é a continuação do que escrevi na sexta-feira passada

http://www.kastner.com.br/2010/07/simulation-parte-1-simulacao-basica.html

image

Se eu desejar acessar o resultado de tensão, basta dar um clique duplo sobre o mesmo. Se desejar o resultado de deslocamento basta executar um duplo clique sobre o mesmo também.

Caso não exista plotagem alguma, ou seja necessária uma plotagem diferenciada, basta clicar com o botão direito sobre a pasta resultados e adicionar o resultado desejado.image

Plotagem de tensão

Basta selecionar a opção “definir plotagem de tensão”.

Abaixo existirá uma tela onde definem-se alguns parâmetros como:

  • Unidade de plotagem da tensão
  • Escala de visualização
  • Componente de tensão a ser plotada
  • Se os valores serão para os nós ou elementos (considero os valores de nós os mais adequados na maior parte dos casos).

image

Basta confirmar para dar continuidade ao caso e adicionar outros resultados.

Conclusão

Os resultados já estão calculados apenas deveremos ver outros resultados. Analisando a tensão calculada e o limite de escoamento da peça, será que a peça não está com muito material para a força que está sendo empregada?

image

Para testes mais conclusivos, pode-se tentar executar uma plotagem de fator de segurança e a mesma pode-se averiguar mais situações para a peça.

Continuação

Devo escrever mais sobre estudos de projeto amanhã

Sds,

Kastner