Customizando Toolbox – Parte 1 – Material

image Senhores,

Estou aqui para escrever sobre o SolidWorks Toolbox. Esse assunto é muito complicado uma vez que muitas pessoas não sabem como armazenar os componentes. Eu mesmo já escrevi sobre o assunto aqui no Blog.

http://www.kastner.com.br/2009/05/solidworks-toolbox-resolvendo-problemas.html

GreA ideia hoje é escrever sobre a customização dos campos do Toolbox para que os componentes, após inseridos em uma montagem, já estejam com as propriedades de listas de materiais disponíveis para preenchimento ou já preenchida devido a um cadastro prévio em um banco de dados. Esse material foi retirado dos posts abaixo do blog conhecido como Cati Tech Notes

http://blog.cati.com/2009/09/customizing-solidworks-toolbox.html

http://blog.cati.com/2010/04/customizing-solidworks-toolboxv20.html

A ideia é traduzir o post do pessoal para que vocês tenham acesso ao que eles escreveram e o que eu comentar, colocarei como uma citação minha. Segue abaixo o post.

Recentemente escutei um cliente que chamou o time de suporte técnico e estava em busca de um caminho para adicionar recursos personalizados para o Toolbox. Em particular ele estava em busca de:

Em um parafuso sextavado que utilizo, eu tenho 3 diferentes estilos para o mesmo tamanho. Tome como exemplo o parafuso de Ø1/2-20 x 2”

Ele tem vários estilos

  • Ø1/2-20 x 2” – Grade 5
  • Ø1/2-20 x 2” – Grade 8
  • Ø1/2-20 x 2” – Galvanizado

Todos eles possuem diferenças como

  • Código
  • Cores
  • Informação de listas de materiais. Todas essas variações do mesmo tamanho possuem códigos no acabamento da lista de materiais.

Olha a dúvida do cliente da Cati

Eu costumo customizar um estilo de material e acabamento por tamanho… Como eu consigo selecionar múltiplos estilos por cada tamanho?

1. Iniciando o Configurador do Toolbox

A resposta para isso encontra-se no configurador do Toolbox. Recomendo que a configuração do suplemento seja executada com o SolidWorks fechado. Para isso, deve-se iniciar o programa de configuração do Toolbox

Menu iniciar –> Programas –> SolidWorks XXXX –> Ferramentas do SolidWorks –> Configurações do Toolbox.

image

2. Selecionando o Fastner a ser customizado

Para isso, deve-se navegar pelas normas a serem modificadas, selecionar o hardware a ser modificado, e tipo do mesmo.

image

Nota: é interessante criar uma cópia da norma a ser modificada para não afetar a norma original para que em caso de problemas, tudo seja facilmente contornável.

Observar que o parafuso selecionado possui 1038 configurações possíveis. Para facilitar a vida, o administrador do toolbox pode fazer algumas limpezas de opções desnecessárias. Para a representação da rosca, por exemplo, pode-se desmarcar os tipos de rosca que não são os padrões utilizados pela empresa. Ou alguem usa a representação Simplificada, Cosmética ou esquemática. Pessoalmente, a cosmética seria a única que eu deixaria marcada.

image

Observar que o número de configurações possíveis caiu para 1/3 do que existia antes

image

3. Adição de propriedades customizadas

Uma vez que as configurações desnecessárias forem removidas, hora de trabalhar em adicionar as propriedades personalizadas ou editar uma existente.

  • Para adicionar uma propriedade personalizada, selecionar a opção Adicionar propriedade personalizada.

image

  • Depois de iniciar a criação da propriedades personalizada, uma caixa com propriedades personalizadas aparecerá. Escrevar um nome para a propriedade e selecione o desejado para opções e tipos.
    • Opções
      • Adicionar como específico da configuração – Cria uma propriedade específica da configuração. Se esta opção estiver desmarcada (não específico da configuração), a propriedade será exibida na aba de propriedades personalizadas.
      • Cada valor para esta propriedade requer um novo nome de configuração – Cria um nova configuração para cada valor único desta propriedade. Para propriedades do tipo de caixa de texto, o valor da propriedade é adicionado como sufixo ao nome da configuração. Para propriedades de tipo lista, um sufixo deverá ser definido para cada valor de lista.
      • Exibir no Property Manager – Exibe a propriedade no PropertyManager do componente no SolidWorks. Marcar ou desmarcar Adicionar como propriedade específica da configuração automaticamente marca ou desmarca esta opção, mas você ainda poderá marcá-la ou desmarcá-la manualmente.
    • Tipo
      • Caixa de texto – Cria uma propriedade definida por caixa de texto
      • Lista – Cria uma propriedade com uma lista de valores
      • Vincular a propriedade do material do SolidWorks – Somente para propriedades do tipo lista. Cria uma lista de materiais vinculada a propriedades de materiais do SolidWorks.
        Somente uma propriedade poderá ser vinculada aos materiais do SolidWorks

4. Definindo a propriedade material

Para um componente em que existirá a definição de materiais, é adequado seguir o procedimento abaixo. Estes itens foram definidos

  • Nome da propriedade: Material
  • Tipo: Lista
  • Marcar as 3 opções
    • Adicionar como propriedade específica da configuração
    • Cada valor para esta propriedade requer um novo nome de configuração
    • Exibir no property manager
  • E preencher os mateiriais disponíveis para cada tipo de componente.

image

A última coisa a ser marcada é opção “link para material do SW”.

5. Vinculando a propriedade com o material

Com a propriedade ainda em definição, pode-se definir o mateial para cada cada um dos valores que está em definição.

image

Obervar que a cada item da lista poderemos selecionar um material conforme as bibliotecas de materiais disponíveis.

image

6. Considerações finais

Confirmar a propriedade do Toolbox a ser criada e salve a biblioteca do Toolbox.

No próximo post eu continuo com mais truques e explicações.

Sds,
Kastner