Customizando Toolbox – Parte 2 – Massa

image_thumb3Senhores,

Muitas pessoas criam uma coluna na lista de materiais para descrever o peso dos seus componentes. Lembro que os componentes de fixação não são comprados por unidades, seria algo meio maluco alguem parando para contar a quantidade de parafusos que alguem estivesse comprando. Para facilitar a vida de todo mundo, é possível criar uma série de otimizações no Toolbox para que ele liste um peso aproximado dos componentes.

Lembro que no Post anterior a este eu escrevi sobre a customização e definição dos materiais nos componentes de fixação

http://www.kastner.com.br/2010/08/customizando-toolbox-parte-1-material.html

Uma vez observando este tipo de situação, pode-se criar uma nova propriedade de peso. Vamos observar o exemplo abaixo onde o nome da propriedade é peso, o tipo é caixa de texto.

image

Observar que a opção “Cada valor para esta propriedade requer um novo nome de configuração” deverá estar desmarcada. Afinal isso é uma consequencia da seleção do material não apenas um valor que será definido.

Para que o texto do peso seja adicionado automaticamente, adicione a string abaixo na opção “Valor predeterminado total”.

"SW-Mass@@[email protected]"

Com isso, todos os componentes que forem inseridos estarão com a propriedade peso preenchida.

O Procedimento para a criação dos campos é muito similar ao que foi definido no post inicial da série do Toolbox.

Algumas coisas interessantes para serem sabidas:

  • A unidade de peso dos componentes está definida em gramas e não quilogramas, nos próximos posts abordarei a modificação disso
  • A massa será visualizada corretamente somente após a inserção do componente e não no property manager de inserção do componente da montagem.

A sina do Toolbox continuará nos próximos dias.

Quem viver verá.

Sds,
Kastner