Licença de Solidworks – NetWork – Parte 2

Senhores,

Licenças em rede possibilitam muitas coisas para a administração da utilização do SolidWorks. São muitos detalhes, possibilidades, funcionalidades. Quero descrevê-las aqui no blog para que todos se sintam mais a vontade de considerar a migração a este tipo de administração de licenças.


Conceito

Excencialmente, pode utilizar a licença quem abre o SolidWorks enquanto o administrador de licenças possui usuários disponíveis. Em resumo, quem abre o SolidWorks primeiro pode usar.

Problema 1

Se a empresa possui poucas licenças para a quantidade de usuários que tem de fazer uso da ferramenta, uma pessoa poderá chegar no início do expediente, abrir o SolidWorks para garantir o uso dele, sair passeando ou olhando e-mails sem fazer uso da ferramenta. O usuário estaria com a licença garantida mas não estaria usando ela.

Para evitar este tipo de coisa, o SolidWorks pode criar uma regra de TIMEOUT no servidor para evitar que os usuários permaneçam ligados na licença mas com a utilização do software inativa. Isso acaba evitando a atuação de engraçadinhos que tentem bloquear o uso da ferramenta.

Problema 2

A compra da ferramenta CAD muitas vezes vem com verbas de vários setores da empresa. Por exemplo, acompanhem o raciocínio abaixo:

  • A empresa comprou 12 cópias de SolidWorks
  • 4 cópias vieram de uma engenharia de produto
  • 4 cópias foram destinadas a uma engenharia de manutenção
  • 4 cópias destinadas a equipe de engenharia de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias

Para isso, o SolidWorks License Manager Tool permite distribuir as licenças apenas para os usuários de determinada área.

Assim quem não é da engenharia de Manutenção não poderá utilizar as licenças dela mesmo que elas estejam disponíveis pois elas são de uso exclusivo de um setor.

Problema 3

Possuo um usuário que tem de sair com uma grande frequencia da empresa para visita a clientes para apresentação de projetos, resolver problemas de manutenção ou participação de eventos.

Por padrão a licença do SolidWorks em rede depende de uma conexão da máquina de um usuário com um servidor de administração. Para este tipo de situação o usuário pode obter um empréstimo de licenças por um período máximo de 30 dias. Confesso que eu, por exemplo, já fiquei viajando mais de 30 dias sem voltar para a base da empresa onde trabalho e ainda não me acho um únco ser no mundo que passa por este tipo de situação. Acredito que outros desafortunados devem enfrentar situação semelhante, né?

imagePara isso, a maneira mais adequada de se resolver o problema é efetuar uma conexão VPN para se conectar com o servidor de sua empresa e renovar a licença. Conexão VPN não é nada do outro mundo ou extremamente complexo. Lembro que não é em qualquer rede que permite nos conectarmos via VPN com outro servidor mas com recursos de conexão via tecnologia 3g isso é extremamente descomplicado. O procedimento para uma conexão VPN é extremamente simles se contarmos com o Sistema operacional Windows 7.

Lembro que no momento em que o usuário faz o empréstimo da licença ela deixa de estar disponível no servidor para que outros usuários possam utilizá-la.

Sds,
Kastner