Licenças de SolidWorks – NetWork – Parte 1

Senhores,

A licença de rede do SolidWorks é a melhor para ser administrada. Quero perder um tempo discutindo os benefícios da mesma, técnicas de administração e vantagens comerciais da mesma para quem está adquirindo a ferramenta se sinta mais a vontade para a instalação da ferramenta.


Conceito

Em um servidor da empresa é instalado um pequeno software de administração de licenças. Esse software fica responsável por uma série de itens

  • Quantidades de licenças disponíveis para utilização do SolidWorks
  • Módulos e suplementos disponíveis
    • Licenças de Solidworks
    • Solidworks Professional
    • SolidWorks Premium
    • SolidWorks Workgroup PDM
    • SolidWorks Simulation
  • Distribuição de um único número de série de SolidWorks para toda a empresa.

Com isso, pode-se instalar quantos Solidworks foram necessários por toda a empresa mas estes estarão sincronizados com um único serviço de licenças.

Entendam que se a minha empresa possui 50 licenças de SolidWorks eu poderei instalar em quantos computadores que necessitar… 55, 100, 200 ou até mais estações de trabalho mas apenas 50 licenças estarão disponíveis para utilização simultânea uma vez que o servidor controla este recurso.

Vantagens

Caso nem todos os projetistas utilizem a ferramenta CAD em tempo integral, a empresa poderá deixar as licenças livres para serem utilizadas por outras pessoas a qualquer momento. Caso 3 projetistas necessitem do software esporadicamente talvez uma licença basta para eles e não uma licença parada para cada um deles.

Um dos problemas de se comprar licenças StandAlone é que nem sempre os vencimentos das assinaturas ocorrem simultaneamente. Daí ocorre as bobagens de parte das licenças da empresa após o término da assinatura estarem disponíveis para evoluir a uma nova versão enquanto a outra não. Lembro que o SolidWorks não possui compatibilidade reversa.

http://www.kastner.com.br/2010/03/compatibilidade-reversa-nada-pode-ser.html

Um licença em rede acaba por evitar que parte dos usuários da empresa salvem os projetos em uma versão que o restante da equipe não possa manipular.

Vantagens para Instalação

Uma vez que todos os usuários possuem o mesmo serial para a instalação da licença de rede do SolidWorks, a instalação acaba sendo muito simplificada. É criada uma versão da instalação própria para a empresa com algumas coisas previamente definidas

Atualização automática de Service Packs para as máquinas clientes após a criação eficiente e distribuição correta nas máquinas usuárias. Uma vez que a imagem for atualizada corretamente no servidor todos os clientes são atualizados de maneira muito simples.

Conclusões

Devo escrever mais sobre o assunto para ajudar a todos a entender mais possibilidades para uma instalação em rede com o SolidWorks.

Sds,
Kastner