Licenças de SolidWorks – Standalone

Senhores,

Depois de um final de semana instalando o SolidWorks em um cliente resolvi que hora de escrever sobre tipos de licenças de SolidWorks, o Serial Number e mais alguns outros itens que ajudam a revenda e os clientes.

A primeira coisa é entender sobre as licenças de Solidworks e a licença mais básica é a licença Standalone. Essa licença é a mais comercializada de SolidWorks por não ter nenhuma complicação na instalação e o custo ser mais em conta. Vamos a um princípio de uma licença de uso de Software

  • O Cliente compra uma licença de uso do software e não o software em si
  • A licença de uso é intransferível… Você não pode simplesmente transferir ou vender a outra pessoa. Afinal é vender.

Venda ou transferência de licenças não é possível. Isso é só concedido por revendas.

Definição

Só é possível instalar a quantidade de licenças compradas pelo cliente. Isso é um dos requerimentos para licenças Standalone. Se eu comprar uma licença posso instalar em 1 computador. Se eu necessitar instalar em mais computadores, necessitarei comprar mais licenças.

No que se baseia

Para cada licença que uma empresa compra a mesma recebe um número de série. E em cada máquina em que o software será instalado o SolidWorks estará com um serial diferenciado.

Problema

Em uma empresa com várias licenças compradas para instalações Standalone a administração de vários números de série pode ser o início de uma série de problemas.

  • Saber qual serial está instalado em uma máquina
  • Manter todos os seriais com atualização constante no contrato de subscription.

Liberação

No momento da instalação o usuário deverá informar o número de série para que o software reconheça algumas coisas

  • Versão do SolidWorks a ser instalada
  • Suplementos do SolidWorks a serem instalados

Após a instalação o usuário deverá contar com acesso a internet, preferencialmente, para obter a licença de uso do aplicativo.

Desinstalação

Antes da desinstalação do SolidWorks ou formatação da estação de trabalho o usuário deverá liberar a licença de uso do aplicativo junto a SolidWorks.