Autocad e Draft Sight – Fatos e Sistemas operacionais

Senhores,

O mundo do CAD está em polvorosa com a notícia do AutoCad no MAC. Sabem qual o meu parecer ao pessoal do desenvolvimento? Vou descrever a eles aqui no meu post.


Parabéns

Os meus sinceros parabéns a Autodesk, pena que estejam 10 anos atrasados… O produto no MAC deveria ser o Inventor, Revit, Maia… Autocad, na minha opinião, não é futuro.

Ok… Vou utilizar minhas fontes e embasar um pouco o que quero falar. Olhem o material que retirei do site do New York Times.

The Mac version will cost $3,995, the same as the PC version, and will be released in October. Autodesk will soon introduce a free mobile version of the software that will run on the iPad, iPhone and iPod Touch. That version has more limited capabilities, Mr. Hanspal said. But with it, an engineer, for example, could bring drawings to a job site on an iPad, rather than on a big roll of paper, and make annotations on them.

Quem dos leitores aqui do blog ainda gostaria de gastar aproximadamente U$$ 4.000 com Autocad? Nada contra. O sucesso da Autodesk com a nova plataforma é algo notável.

A notícia completa no site do New York Times

http://www.nytimes.com/2010/08/31/technology/31autodesk.html?_r=2&src=busln

Segue aqui uma imagem para que todos vejam a interface

image

Aqui segue toda a lista dos softwares que a Autodesk suporta para MAC OS e em máquinas Apple com Windows

http://usa.autodesk.com/products/mac-compatible-products

Dassault Systemes – MAC OS

A Dassault Systemes prova que não é boba mesmo e já está lançando o Draft Sight para MAC OSX também. Meus amigos blogueiros (Matt Lorono, Gabi Jack e outros) estiveram em Concord e viram as novidades da SolidWorks sobre o assunto.

A Dassault estará liberando nas próximas semanas o Draft Sight para o MAC OSX. Acreditem que será uma boa e o melhor de tudo, a versão dele será gratuita sem custo de aquisição ou renovação. Tudo conforme já funciona para a versão para Windows.

Retirei a imagem do blog do Ricky Jordan, espro que ele não se importe…

image

Segue o link para o post do Ricky onde ele escreve sobre o assunto.

Clique aqui para o site do Ricky Jordan 

Mais plataformas

Para quem é simpatizante do linux, Ricky Jordan também conseguiu boas notícias. Esse cara é muito bom…

Depois do lançamento da versão do Draft Sight para MAC OS será a vez do lançamento da versão para linux. Não existem prazos oficiais para isso mas todos acreditamos que isso ocorra antes do final do ano. Não sei quais serão as distribuições do Linux que serão suportadas. Mais perto possuiremos maiores detalhes mas o importante é ver que não estamos mais totalmente dependendtes de um único sistema operacional.

Olhem abaixo um screen shot do programa no linux.

image 

Clique aqui para o site do Ricky Jordan

Agradecimentos

A maior parte das informações eu consegui com o Josh Mings do Site Solidsmack.com e com o Rick Jordan. Ambos são pessoas muito diferentes e legais.

Pensamentos

É notável alguma evolução do Autocad mas não conheço pessoas que utilizam muitas das grandes tecnologias deles. No mercado onde estão posicionados o Solidworks e o Catia, ninguém tem necessidade de gastar uma pequena fortuna evoluindo e comprando atualizações de AutoCad seja ele para MAC, Windows ou linux.

O público alvo de Solidworks geralmente não utilizou as ferramentas tridimensionais do AutoCad.

Conclusões

O investimento em Draft Sight está muito forte, acreditem. Para que iremos gastar dinheiro com qualquer produto que trabalhe com a plataforma DWG se o Draft Sight é gratuito?

Senhores, não estou sendo somente um fanboy. Sei que o AutoCad tem muitos recursos bacanas mas não justificam permanecer com essa plataforma e portanto esse tipo de investimento é desnecessário.

Sds,
Kastner