Bibliotecas de projeto – Automatizações

Senhores,

Muitos não devem sabem utilizar a biblioteca de projetos do SolidWorks e para isso estarei criando um post para os leitores aqui do blog. Será um passo a passo em vídeos sem narração onde eu comento como funciona este recurso.


Definição de biblioteca de projeto

Imaginem o seguinte, eu possuo um flange que deverá ser interligado com uma série de furos ao seu redor conforme a face definida para o posicionamento. Eu não possuo um recurso que faça isso automaticamente mas posso criar um item de biblioteca com o SolidWorks para me auxiliar.

O que será automatizado

Será criada uma furação em uma face circular que será copiada ao redor de um flange. Poderemos determinar os seguintes parâmetros para esta entidade

  • Diâmetro dos furos
  • Quantidade de furos

image

Processo de criação

Deve-se ter um flange criado, e partir para a criação da furação de forma simples e rápida com o assistente de perfuração e o padrão circular conforme indicado no vídeo abaixo

Renomear Dimensões

As dimensões são renomeadas para facilitar a alteração da geometria no momento de inserção do recurso de biblioteca

Armazenamento da Biblioteca

O processo de armazenamento da biblioteca é algo extremamente simples, basta definir um local de rede que seja compartilhado entre múltiplos usuários de SolidWorks, indicar ele nas opções do programa ou na biblioteca de projetos e criar o arquivo de biblioteca de uma forma simples.

O processo segue descrito com perfeição no vídeo

Inserção em uma nova peça

Agora com a biblioteca criada basta arrastar e soltar o item no modelo do SolidWorks. Processo simples, acreditem.

Eu não sei a razão mas o Solidworks se atrapalha com as dimensões na edição do recurso de biblioteca, basta prestar atenção que não tem esquema. Quero ver se amanhã eu demonstro mais um exemplo de biblioteca para os senhores.

Sds,
Kastner