Vistas Explodidas – Animação

Senhores,

Resolvi voltar a escrever sobre o SolidWorks e a criação de animações com ele integradas com as vistas explodidas. O que estou demonstrando só é possível graças a integração do Motion Manager com o SolidWorks Standard.


Definição de Vista Explodida

Foi utilizado o recurso de vista explodida para a criação da explosão. O maior cuidado envolvia em selecionar os componentes e averiguar o alinhamento da seleção da vista explodida.

Edição da Vista Explodida

Para que todas as peças explodam de forma uniforme, deve-se editar a vista explodida e todas as etapas para regular o tamanho da explosão dos componentes. Ao final, pode-se ver que a vista explodida do Solidworks ocorre de forma sequencial e com tempo previamente definido.

Integração com o Motion Manager

Para controlar o tempo de explosão, uma qualificação maior na sequência de explosão, é necessário importar toda a vista explodida para o Motion Manager com o apoio do assistente de animação.

Uma vez a animação importada, basta analisar as peças na linha de tempo e ajustar a explosão das mesma conforme o tempo desejado. É necessária a leitura e interpretação da coluna dos segundos e da linha que indica o nome dos componentes.

Conclusões

A vista explodida do SolidWorks possui muitos recursos extremamente uteis para a definição de uma sequencia de animação se integrada ao Motion Manager.

Sem o Motion Manager a vista explodida tem apenas a função de ser utilizada em desenhos de detalhamento de conjunto e não em animações.

Sds,
Kastner